Desenvolvimento e Design de Revestimentos Cerâmicos na Prática Industrial

II Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento de 2007

A novidade deste ano durante o Congresso, será um Workshop Temático, o qual consistirá de três mini-cursos para aprimorar os conhecimentos dos participantes.
Os temas serão: Desenvolvimento e Design de Revestimentos Cerâmicos na Prática Industrial, Acordo Massa-Esmalte: Fundamentos Teóricos e Aplicações Práticas e Colorimetria e a Racionalização de Corantes na Indústria Cerâmica.

Desenvolvimento e Design de Revestimentos Cerâmicos na Prática Industrial

Equipe:

Camila Lamberti – Incefra – Indústria de Cerâmica Fragnani Ltda.
Donizete Mondini – Incefra – Indústria de Cerâmica Fragnani Ltda.
Júlio Napoli – Esmalglass do Brasil – Fritas, Esmaltes e Corantes Ltda.
Alexandre Moreira – SRS Equipamentos Gráficos Ltda

Resumo: O desenvolvimento de um produto é uma atividade extremamente complexa e multidisciplinar que envolve conceitos de marketing, arte, economia, informática, tecnologia cerâmica, etc.
Durante muitos anos as empresas do Pólo de Santa Gertrudes, de um modo geral, não deram o devido valor a essa importante atividade. Nos últimos anos, com o acirramento da competição entre as empresas, o desenvolvimento de produtos tem ganhado cada vez mais espaço nas indústrias de revestimentos cerâmicos e, com o apoio das empresas fornecedoras de insumos, é hoje uma das atividades que mais tem crescido nesse setor. Este mini-curso abordará todas as etapas envolvidas no desenvolvimento de produtos, desde a identificação de uma oportunidade de mercado até a concretização do produto em provas semi-industriais.

Duração: 3 horas, um período (manhã ou tarde).
Caráter prático e aplicado:

Em todos os mini-cursos a abordagem a ser utilizada será sempre prática e aplicada. Para isso a escolha das Equipes levou em consideração, em todos os casos, a larga experiência industrial dos profissionais.

O II Congresso já tem apoio dos Governos Federal, Estadual e Municipal, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas para Revestimento, Abracolor, Ancer (Associação Nordestina de Cerâmica de Revestimento; e das revistas: Cerâmica Industrial, Cerâmica Informação – Faenza, Mundo Cerâmico – Tile Brasil e Entre Aspas.

Local: Aspacer – Santa Gertrudes – SP

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...