Design Essencial

Senac promove ‘Design Essencial’

Entre setembro e novembro de 2009, o Senac realiza a quarta edição do evento Design Essencial, com foco no tema A Democratização do Design. A escolha do tema baseia-se nas transformações sociais do século 21, que estimulam a criatividade individual e diversificam o design contemporâneo.
O encontro debate a importância da democratização do design, apresentando projetos que incluem todas as classes e setores da sociedade, sem deixar de lado as questões ecológicas, o bom uso da matéria-prima e a melhoria da qualidade de vida.
Entre os palestrantes, estão importantes profissionais da área de arquitetura e design, como Fernando Brandão, arquiteto premiado pelo projeto da livraria Cultura de São Paulo; Christian Ullmann, designer argentino premiado por desenvolver projetos sustentáveis; Marcelo Teixeira, antigo designer da Embraer; Pedro Paulo Franco, designer e proprietário de empresa do setor; e Alessandro Jordão, Kiko Sobrino e Fábio Galeazzo, designers premiados e que participaram da Casa Cor São Paulo 2009.
O evento é realizado em 19 unidades do Senac na forma de exposições, workshops, palestras, encontros e debates sobre o tema. É dirigido a arquitetos, decoradores, designers, designers de produto, empresários da área, estudantes e demais interessados no assunto “O design encontra-se em um momento onde apenas atender o cliente não é suficiente. É preciso surpreendê-lo”, relata Marcelo Teixeira, arquiteto e mestre em arquitetura e design, palestrante do evento.
Palestrantes do Design Essencial 2009

• Alessandro Jordão e Kiko Sobrino – Palestra Arte + Design Sustentável.
Artistas plásticos e designers, Alessandro e Kiko são parceiros há 16 aos no birô Mãos Contemporary Art. No Brasil, entre mostras e prêmios, eles expõem na Casa Cor São Paulo desde 2004 e em 2009 foram premiados pelo trabalho Suíte de Motel como “espaço mais ousado”. Em 2000, ganharam o prêmio Melhores Designers Brasileiros na exposição Mídia e Loucura, em Roma. Após passagem pela Domus Academy, em Milão, desenvolveram a Coleção Brasil, com móveis que simbolizavam as grandes capitais brasileiras e o trabalho irreverente dos designers. A experiência na Itália rendeu convite para participar do Salão Satélite, ponte para o prestigiado Salão Internacional do Móvel de Milão.
• Fábio Galeazzo – Palestra O Novo luxo: Reciclando Antigos Conceitos.
Formado pelo Senac, atua há 15 anos no mercado de decoração, além de ter diversos trabalhos publicados na imprensa. Ganhou dois prêmios no segmento decoração Planeta Casa e Mostra CAD, é pioneiro na sustentabilidade e foi eleito pela revista Casa Cláudia dentre os 30 profissionais mais criativos do mercado atual. Ministra aulas sobre sua metodologia para revistas e entidades do setor. Há dois anos, fundou a Galeazzo Design, onde desenvolve arquitetura, decoração e design de produtos. Em 2009, participou da Casa Cor São Paulo recebendo destaque na mídia especializada.
• Duratex – Julio Cesar Melo, Alexandre Romero da Silva Cavalcanti Junior, Roger Zaniratto – Palestra Piso Laminado de Alta Resistência Durafloor.
Formado em tecnologia civil e administração de empresas, Julio Cesar Melo tem especialização em comércio internacional. É responsável pela área de treinamento técnico da Duratex S/A.
Alexandre Romero da Silva Cavalcanti Junior é formado em administração de empresas pela Instituição Toledo de Ensino. Trabalha no Grupo Duratex desde 2002. Iniciou a vida profissional na Duraflora, braço florestal do grupo e responsável pelo plantio e manejo de áreas reflorestadas, onde exerceu atividades administrativas. É instrutor de treinamento desde 2008.
Formado em administração de empresas, Roger Zaniratto é analista júnior de treinamento técnico da Duratex.
• Décio Navarro – Palestra À Moda da Casa.
Formado em comunicação visual pela FAAP, cursou design de interiores pela faculdade Morumbi e hoje cursa arquitetura e urbanismo pela mesma escola. Atuou como diretor de arte e editor sênior de multimídia na Editora Abril, onde recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Criação Gráfica em Revista. Há anos desenvolve importantes trabalhos na área de design de interiores.
• Christian Ullmann – Palestra Design para a Diversidade Cultural – Ferramentas para Novos Produtos, Novos Valores e Novos Cenários.
Especialista em design para a sustentabilidade, é sócio-diretor da iT Projetos, escritório de desenvolvimento de produtos e projetos socioambientais responsáveis. É designer de produto e especialista em desenvolvimento de produtos com recursos naturais renováveis, resíduos pré e pós consumo e produção semi-industrial. Atua como consultor de empresas, instituições e governos, com ampla atuação no Brasil e na América Latina. Recebeu prêmios na Itália, no Brasil e na Argentina com móveis residenciais, de escritório e objetos.
• Fernando Brandão – Palestra Arquitetura e a Experiência do Usuário.
É arquiteto e urbanista premiado por diversos projetos, como o trabalho lúdico Tramar e Brincar É só Começar para o Sesc de São Paulo. Recebeu o prêmio da Associação dos Designers Gráficos na categoria Miscelanias em conjunto com o designer gráfico Cláudio Novaes. Ganhou menção honrosa na premiação da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura por projetos para as empresas Tafisa e Giroflex. Foi premiado pelo projeto da livraria Cultura, de São Paulo, citado na edição de 30 anos da Revista Projeto como um dos 30 melhores projetos de interiores apresentados em suas 300 edições, entre outros reconhecimentos. Ministra aulas nos cursos Máster de Design de Interiores e Design Estratégico, no Istituto Europeo di Design, em São Paulo. Em 2009, venceu o concurso nacional para o Pavilhão Brasileiro na Expo Shanghai 2010.
• Marcelo Teixeira – Palestra O Design como Praça de Alimentação: O Low e o High Technology Caminhando Lado a Lado.
Arquiteto e mestre em arquitetura e design, atua a mais de 19 anos nos ramos de arte, criação, pesquisa e gestão de design, criando produtos e ambientes, ministrando cursos, palestras e publicando artigos em congressos nacionais e internacionais. Especialista em mercado de luxo, foi por oito anos o head designer da Embraer, orientando na estratégia de desenvolvimento e lançamento de produtos executivos. Professor de graduação e pós-graduação em design, é atualmente diretor de criação do estúdio Marcelo Teixeira.
• Pedro Paulo Franco – Palestra Design de Produtos x Mercado.
É designer, empresário e proprietário da loja de design A Lot of. Foi premiado em concursos e participou de exposições de projeção nacional e internacional. Pesquisa tendências nos principais eventos do setor e gerencia produtos para uma loja-conceito. Também organiza exposições no Brasil e no exterior.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...