FASHION WEEK DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

FASHION WEEK DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO COMEÇA EM 09 DE MARÇO

EXPO REVESTIR 2010 traz as tendências internacionais em revestimentos, com produtos sustentáveis, novas tecnologias e designs inovadores

No próximo dia 9 de março, no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo, começa a EXPO REVESTIR 2010, maior feira de revestimentos da América Latina e quarta maior do setor, no mundo. Neste ano, mais de 45 mil visitantes de vários países devem passar pelos pavilhões do Transamérica Expo Center, onde 181 expositores apresentarão as últimas tendências e soluções em revestimentos para projetos de engenharia, arquitetura e decoração. Toda essa movimentação deve gerar cerca de US$ 150 milhões em negócios.

Em 2009, o sucesso do evento gerou um recorde de público e transações comerciais: “A feira se renova a cada edição. No ano passado, mesmo no auge da crise, a EXPO REVESTIR superou todas as expectativas de público, negócios e atratividade. Não será diferente em 2010. Temos a convicção de que o evento continuará com sua marcha inovadora, reafirmando cada vez mais sua importância para o mercado. No que tange negócios, esperamos um crescimento perto de 10% no comparativo com a edição anterior”, afirma Antonio Carlos Kieling, presidente da feira.

Segundo Lauro Andrade Filho, diretor da REVESTIR, a feira é a plataforma usada pelas empresas do setor de revestimentos para os lançamentos mais importantes do ano. “Por ser considerada a Fashion Week da Arquitetura e Construção, a EXPO REVESTIR atrai a atenção de todos os profissionais e empresários da área para as últimas novidades em design e tecnologia, cores, texturas e formatos. Os milhares de produtos dos quase 185 expositores presentes definirão as grandes tendências do setor no ano”, conclui. A seguir, você conhecerá alguns lançamentos da EXPO REVESTIR 2010.

Luxo

Algumas das empresas participantes da EXPO REVESTIR 2010 apresentarão materiais nobres e acabamentos de luxo durante a feira. A Atlas, por exemplo, vai apresentar pastilhas de porcelana com esmalte em ouro e platina trabalhada com aparência de jóias esculpidas. Os esmaltes aplicados possuem a preciosidade dos metais, o ouro 12 quilates e a platina aliados à qualidade da porcelana, que garantem ao revestimento durabilidade e o valor agregado de metais nobres. Mais do que sofisticação e estilo, as pastilhas de porcelana em ouro e platina  conferem luxo aos ambientes.

A Mazza exibirá em seu estande a linha Punto de pastilhas em ouro, platina, cobre, bronze e estanho. Comercializada nos tamanhos 2×2 e vendida também em placas de 30×30, a coleção será a novidade da empresa para a EXPO REVESTIR 2010.

A Porto Ferreira irá apresentar a “Linha Luxor”, com relevos e desenhos em tons prateados e dourados, conferindo elegância e luminosidade aos ambientes. Disponível em dois desenhos, geométrico e floral, as peças da Linha Luxor ganham realce com o esmalte aplicado em “vetrosa alta”, tecnologia que permite uma textura em relevo e a perfeição e durabilidade do desenho. Fabricadas em base monoporosa, facilitam a colocação e confere um assentamento perfeito, o resultado é uma cerâmica com mais brilho e personalidade.

Sustentabilidade

A preocupação com a sustentabilidade é uma constante no setor de revestimentos. Na EXPO REVESTIR 2010, os expositores apresentarão produtos cuja fabricação leva em conta os cuidados com o meio ambiente.  A ACE Revestimentos estréia na feira apresentando lançamentos como a nova linha de pisos Impression®.  O material respeita o meio ambiente e possui o certificado de qualidade FLOORSCORETM, atribuído aos produtos que contribuem com o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design for Core and Shell) – o mais alto nível de certificação Greenbuilding conferido pelo USGBC, U.S. Green Building Council.

A Cerâmica Antigua lança o Mosaico Caco, revestimento sustentável feito com cerâmica reciclada durante o seu processo de produção. Ao invés de serem descartadas no meio ambiente, as peças ganham inúmeras combinações. Serão apresentadas ao público nos tamanhos 30 x 30 cm. Outro destaque da empresa no quesito sustentabilidade é a linha de mosaicos “Faentino”, com peças igualmente recicladas e pintadas à mão. O material é comercializado nas versões 30 x 30 cm, e podem chegar aos 3 x 10,5 cm e 5 x 5 cm.

Tecnologia

A tecnologia durante o processo de fabricação dos produtos para revestimentos evoluem a cada ano. Muitos expositores da EXPO REVESTIR apresentarão as novidades derivadas desse processo. O Nanoglass®, da Alicante é um material industrializado obtido por meio do processo de microcristalização de cristais de vidro, pó de mármore e agentes aglutinadores. Com o processo da Nanotecnologia – daí o seu nome – seus componentes são fundidos de maneira homogênea, evitando possíveis “minibolhas” em sua superfície e estrutura interna, permitindo assim execução de bordas e molduras com perfeição.

O Nanoglass® apresenta um branco perfeito, brilho intenso, alta resistência aos ataques ácidos e alcalinos, não sofrendo alteração quando exposto aos raios UV, chuvas ácidas e altas temperaturas. Sua manutenção é simples: feita apenas com pano úmido e sabão à base de PH neutro.

A Duratex também levará suas últimas inovações em tecnologia. Destaque para as linhas “Studio” que se diferencia pelo conceito inovador de design com vincos suaves nas laterais das réguas, similares ao dos assoalhos de madeira, ganhou três novos padrões e a “Home”, voltada exclusivamente para residências. Todos os pisos da empresa são fabricados com madeira e contam com o Selo Sustentax.  O material laminado conta com a tecnologia Microban, proteção antibacteriana que inibe a proliferação de fungos e bactérias, contribuindo para a saúde pela não formação de camada biológica e ajuda na higienização. A manutenção e a limpeza são bem mais fáceis. Basta um pano úmido.

A Cerâmica Lanzi, especializada na produção de pisos, lançará a coleção “Stabilità”, que nasceu de um alto investimento em tecnologia para aplicação de revestimentos em locais escorregadios. Seu sistema antideslizante não modificou o acabamento acetinado das peças. Lapidada e de fácil instalação, a Coleção Stabilità é composta por três diferentes modelos: Mohave Noce, Amêndoa e Grafite e estão disponíveis no formato 51×51 cm e 25,5×51 cm. Ideal para áreas molhadas e ambientes onde o tráfego é intenso como: banheiros, lavabos, áreas de lazer, restaurantes, shoppings etc.

A Portinari promete lançar 11 coleções que privilegiam o design aliado a tecnologia. Os destaques ficam por conta da utilização de tecnologias exclusivas, como peças em HD (alta definição de imagem), Infinity Desing (variação visual ilimitada) e 3D image (impressão nos relevos). A aplicação dessas inovações, entre outros fatores, origina coleções especiais para personalizar ambientes.

Uma das tendências de destaque para o ano de 2010 são os revestimentos com baixa espessura. A Portobello vai expor o seu “Extra Fino”, porcelanato de 4 milímetros. Muito fino e leve, é ideal para assentamento direto sobre o revestimento anterior, seja piso sobre piso ou parede sobre parede.

A Eliane também vai expor o seu porcelanato fino. O Laminum/3,5mm, produzido com tecnologia italiana, apresenta formato exclusivo de 1mx3m e sua espessura de apenas 3,5 mm nas séries Filo e Beton – quase 70% mais leve que os porcelanatos convencionais. O produto é oferecido em cores que remetem à versatilidade e modernidade, fazendo composição com a decoração e leveza dos ambientes. Na Série Beton, estão disponíveis as cores Sand, Mocca, Dark Gray e Light Gray. A Série Filo apresenta as cores Oro, Argento, Ghisa e Bronzo.

Textura

A Atlas irá apresentar na Revestir 2010 a “Linha Deserto”, pastilhas de porcelana rústicas nas cores Salsa (mais escura), a Alecrim (média) e a Fendi (mais clara). Com leve textura e ausência de esmaltes brilhantes, apresentam aparência artesanal e maior aderência. O material é indicado para pisos externos e principalmente em bordas de piscinas.

A NGK lançará durante a feira as pastilhas de porcelana da “Coleção Formattus”. O acabamento com esmalte de alta qualidade é o grande diferencial do revestimento, que possui textura brilhante, com efeitos de luz, sombra e profundidade. Outra vantagem da linha é a facilidade de aplicação, comercializada em placas de 30 X 30 cm e agregada em uma tela no sistema “mesh back”.

A INTI vai contar com a linha de mosaicos “Coleção Verona”. Um deles tem motivos florais e nasceu da mistura dos materiais Travertino Romano Bruto e vidro branco com bolha. Sua riqueza nas texturas está presente em cada elemento, principalmente no contraste do brilho e do acetinado nos motivos florais em vidro. Comercializado no formato 25,5 x 22 cm e na espessura 8 mm, o LP 41 da Linha Mosaicos coleção Verona é indicado para paredes internas e externas.

A Portinari lança a coleção “Elegance”, com inspiração na tecnologia têxtil. O revestimento apresenta característica estética semelhante à textura dos tecidos nobres, com uma excelente sensação tátil, contrastando o brilho e o acetinado em cores discretas. São 17 produtos encontrados em dois formatos 15X60 e 15X90 que podem ser combinados, principalmente, com as coleções Essence e Clean.

A Lepri lançará a linha Riqueza. Uma peça com design inspirado em pedras preciosas e textura que imita a face áspera das rochas antes de passarem pelo processo de lapidação, em seu estado natural. As cores disponíveis Diamante Negro e Bronze Luxo ajudam a compor a idéia original das peças.

Resistência:

A resistência ao desgaste e ao atrito é a principal característica de produtos como a da coleção “Evidence”, da Eucatex. Como diferencial, o material foi projetado na largura de 25 cm, que pode fazer a diferença em obras que exigem maior volume. Com 7 mm de espessura e medindo 135 x 25 cm, o novo piso é apresentado em 11 diferentes padrões, que vão dos tons claros até os mais escuros, ampliando as possibilidades de combinações entre: Bambu Tropical, Carvalho Rústico, Decapê, Nogueira Málaga, Carvalho Valência, Marfim Pérola, Haya Cristal, Carvalho Firenze, Freijó Dakar, Acácia e Cacau Marfim

Produto ecologicamente correto, os pisos laminados Eucafloor são fabricados com HPP, um substrato de partículas de eucalipto que possui duplo revestimento, fabricado com madeira reflorestada e certificada pela SCS -Scientific Certification System, entidade certificadora ligada ao FSC – Forest Stewardship Council, o Conselho de Manejo Florestal dos Estados Unidos.

Cores

Novas tonalidades de cores são aguardadas na “passarela” da EXPO REVESTIR. A Linha Polar, do grupo Incefra, por exemplo, explora todas as variações e técnicas do branco, destacando nas suas 11 estampas, todas no formato 32×56 cm, as formas orgânicas, florais e geométricas. Já a linha Amazônia foi inspirada em lascas e tábuas de madeiras antigas, que dão ao ambiente um ar campestre e ao mesmo tempo aconchegante. Uma gama de seis modelos no formato 45×45 cm e em tons que variam do caramelo ao marrom escuro compõe a Amazônia.

A Setti Design irá expor os pisos decorativos criados e desenvolvidos à base de resina de poliuretano de alta resistência química e mecânica. O piso pode ser composto com uma ou mais cores lisas, ou com diferentes tipos de desenho, o que garante grande impacto visual nos ambientes. De fácil manutenção, não inflamável, impermeável e higiênico, permite a composição de desenhos geométricos, abstratos ou figurativos, tornando o espaço exclusivo e personalizado.

Efeitos visuais

O aprimoramento nas cores, texturas e designs dos revestimentos produz efeitos que modificam a percepção visual dos ambientes. A Série Croma Star, da Gyotoku, com seu relevo de geometria sofisticada e efeito lapado, traduz em projeções luminosas a energia vibrante da memória, contamina a matéria com visões de espaços desenhados para romper a dimensão habitual dos ambientes.

Desenvolvida em porcellanato técnico e duplo carregamento, utiliza a tecnologia Croma em seu processo produtivo. Impressiona tanto por sua grande personalidade quanto pelo refinamento que seu formato 60×60 cm e suas cores White, Sand e Black trazem a qualquer projeto de decoração. Outro destaque da empresa é a linha Amazon Wood, que traz o vigor, a exuberância e a imponência da maior floresta tropical do mundo, criando atmosferas suspensas entre o passado remoto das nossas origens. Suas cores Brown e Natural mescladas aos novos formatos 22,5×90 e 15×90 cm destinam-se aos grandes espaços da arquitetura contemporânea.

A empresa Haver&Boecker também terá produtos que criam novos contrastes visuais. A tela EGLA TWIN 4253, indicada para aplicação em fachadas, tetos e espaços em geral, apresenta uma superfície lisa que cria um efeito óptico especial, que ocorre em virtude dos arames “gêmeos” que são posicionados paralelamente. Nesta direção a tela se torna flexível e facilmente ajustável. Sua área aberta é de aproximadamente 51%, o peso em torno de 6,0 Kg/m2 e a largura máxima da tela é de 2,5m.

Decoração

Existe uma verdadeira infinidade de combinações quando discutimos revestimentos. O Estúdio Giclée apresentará o seu “Papier Souche” é sua mais nova mídia sustentável. Livre de PVC, atóxica, anti-inflamável, reciclável, produzida com 31% de material reciclável pós-consumo.  Produzida através de tecnologia francesa de reprodução com fidelidade absoluta de imagens para decorar, ambientar e criar cenografia única em todo ambiente, a coleção oferece uma nova realidade em revestimento de paredes, tetos, janelas, armários, biombos e o que mais a imaginação e a criatividade permitir.

Aplicada em qualquer espaço físico, destaca o design de um objeto, capta a emoção de um rosto, a tranqüilidade de uma paisagem ou o dinamismo de uma atividade, a fim de inteirar aquele ambiente de acordo com o estilo de quem ali for trabalhar, consumir, se divertir, relaxar ou simplesmente se deslumbrar.

A Incefra lança a linha “Painel Decorativo”. Formada por placa de cerâmica no formato 31,5 x 49, a Linha reproduz com fidelidade o tijolo a vista e as pequenas pedras filetadas tipo “canjiquinha”. Pensando na simplicidade, o revestimento que reproduz tijolo está disponível nas cores Rosso e Gialo e é recomendado para pisos e parede. O produto deixa o ambiente mais intimista e confortável, pois a sua aparência após o assentamento é de tijolos que foram assentados com argamassa, mas com as vantagens de limpeza de um revestimento cerâmico tradicional.

Rochas

O Brasil é um dos maiores produtores de rochas ornamentais do mundo, exportando para todos os continentes, centenas de tipos de granitos, mármores e outras pedras.

Em 2010 a grande aposta dos fabricantes do setor é a EXPO REVESTIR.  A MEYRA STONE vai expor seus produtos, que vem de pedreiras próprias da Turquia. O principal produto exposto pela MEYRA na feira será a linha de pedras “Travertino”.

A Michelangelo vai expor o maior sucesso da marca. Trata-se do mármore Napoleon Bordeaux. A rocha, extraída de uma jazida brasileira, é vermelha intensa, com veios brancos. O material é um mármore exótico e recebeu este nome em alusão à rocha que reveste o túmulo de Napoleão Bonaparte, em Paris. Ele é extraído em uma zona de difícil exploração, o que o torna muito precioso.  A rocha é exclusiva da Michelangelo.

A Brasigran promete lançar uma idéia inovadora durante a EXPO REVESTIR. Trata-se de um sofá feito de pedras exóticas, que demonstrará a aplicabilidade e beleza das rochas, até então pouco exploradas para esta finalidade. Elaborado em vários níveis, o sofá é revestido pela pedra denominada Oak Bamboo e promete chamar a atenção dos visitantes.

A inspiração para o projeto veio de uma viagem que a arquiteta capixaba Vivian Coser fez à Europa, onde encontrou exemplos de móveis produzidos em pedras. Ela resolveu trazer a inovação para o Brasil e o resultado poderá ser conferido em primeira mão na EXPO. O sofá em pedra terá ainda adornos em aço inox e madeira, de autoria da artista plástica capixaba Ana Paula Castro.

A empresa GRAMARC também usará a feira como plataforma de lançamento de seus novos produtos. A novidade em mármore translúcido MARBLUE (um tipo de Onix) extraído de jazidas no Espírito Santo será um deles. O material pode ser aplicado em balcões e em paredes com luz fluorescente, assim o efeito do brilho transpassa a parede, deixando-a iluminada.

A Pedrastone, dona da marca de mosaicos Officina delle Pietre lançará na Expo Revestir 2010 sua nova coleção de mosaicos em ônix, sucesso de vendas após a edição de 2009. Além disso, apresentará a coleção “Leggenda dei Mari” feitas com mosaicos de madeira oriundos de navios naufragados. A Coleção Perla Marina, toda composta de mosaicos em madre pérola, vai explorar as diversas tonalidades da matéria prima e, em caráter exclusivo, a madre pérola negra – produto inédito no mercado.

A Linha Sassi é composta por mosaicos feitos de seixos em diversas cores para aplicação em paredes e pavimentos. Além dos tradicionais mosaicos produzidos em pedra São Tomé, ainda será lançada na Revestir 2010 a coleção de mosaicos de vidro. A Officina delle Pietre participará pelo terceiro ano consecutivo da feira onde espera fechar parcerias com revendas de todo Brasil e contatos com arquitetos.

A Santo Antônio e a Mag Ban, empresas mineradoras e exportadoras de granito de Cachoeiro de Itapemirim (ES) vão expor seus produtos em parceria com a Granimasa/Costaneira. O principal atrativo das empresas são os produtos exóticos, que até então eram comercializados somente no exterior. Granitos como o Meteorus e o Bronzo, além do lançamento Lumix, um cristal translúcido genuinamente brasileiro, estarão na feira.

A MICAPEL SLATE também participará da EXPO REVESTIR. Empresa genuinamente brasileira, que atua de forma sustentável desenvolvendo projetos de pesquisa e prospecção mineral, apresentará aos visitantes novidades em pisos, revestimentos, mosaicos, telhas de ardósia, entre outros. O destaque fica para a linha “Holywood USA”.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...