Novas tecnologias em revestimentos cerâmicos

Várias empresas do ramo cerâmico trazem novas tecnologias em revestimentos cerâmicos como impressão digital, espessura fina, aplicação a seco e muito mais…

A Portinari trás a tecnologia digital de impressão, o mais avançado e exclusivo sistema existente no mercado, veio para revolucionar a estética dos porcelanatos e tem como principais vantagens: alta definição da imagem(HD), variação visual ilimitada (Infinity Design) e impressão nos relevos relevos(3D Image). Com a aplicação desta tecnologia de ponta, foram desenvolvidos produtos de altíssima qualidade visual e aspecto extremamente natural, nas coleções:

Eco Life HD – Porcellanato Tecno Design – A Coleção Eco Life HD foi criada especialmente para quem faz questão da madeira na decoração e quer ao mesmo tempo usufruir da praticidade de um porcellanato. Produzido com a tecnologia digital de impressão, que permite alta definição da imagem e efeitos de relevo, este revestimento surpreende, já que, reproduz fielmente a aparência e a textura das madeiras nobres. O diferencial desta coleção também está nas peças especiais com formato longilíneo, que podem ser aplicadas tanto na parede, quanto em pavimentos, nas versões antiderrapantes, substituindo a madeira normalmente utilizada ao redor de piscinas. Disponível em duas cores e cinco formatos diferentes, a Eco Life HD traz a beleza de um produto da natureza com as vantagens de um porcellanato, agregando praticidade e durabilidade.

Travertino HD – Porcellanato Tecno  Design – Inspirada nas pedras naturais, a Coleção Travertino HD traz a evolução das texturas, alcançada através do processo produtivo digital de impressão – HD, o mais avançado e exclusivo sistema existente no mercado. Além do relevo, este equipamento permite criar um produto com uma grande variação de imagem de uma peça para outra, com aspecto absolutamente natural. O resultado é uma coleção com perfeita semelhança às pedras e com as características encontradas num porcellanato, como maior resistência às manchas, ao desgaste, além de dispensar a manutenção que as pedras naturais necessitam. Indicado para ambientes residenciais e comerciais, destaca o estilo clássico.

Slim – Produto com 5,5 mm de espessura de ampla utilização. Excelente para ambientes onde o porcellanato polido dá o tom de bom gosto. Leve, de fácil transporte e manuseio. Produtivo no assentamento, facilita cortes e perfurações para o perfeito acabamento. Em grandes formatos, design arrojado, reduz a quantidade de juntas, o que amplia os ambientes e proporciona um visual clean e sensação de conforto. Com alta tecnologia, sua produção requer investimentos industriais e mão-de-obra especializada.

Já o Grupo Incefra destaca a linha Dry Tech com aplicação a seco com desenhos no baixo relevo, aproximando mais da madeira demolição em definição, textura e aparência, tecnologia desenvolvida com estúdios europeus…O produto possui textura rústica com tato agradável que reproduz as cores naturais da madeira.

A praticidade e a resistência dos porcelanatos Dry Tech da Tecnogrés, marca do Grupo Incefra, agora pode ser encontrado também na versão que remete a madeira de demolição. Uma das novidades que a empresa leva para a Revestir 2010, a Linha de porcelanato Dry Tech Madeira será comercializada nos novos tamanhos 15×60, 30×60 e 60×60 retificados.

Com uma textura rústica, mas de tato agradável, a Linha Dry tech Madeira reproduz cores naturais como Haya (tons claros), carvalho (tons médios) e nogueira (tons escuros). Além disso, o produto destaca características naturais da madeira como os veios, nós e relevos.

Indicada para áreas internas e externas que procuram associar o charme e o aconchego das madeiras de demolição, a nova linha da Tecnogrés possui ainda facilidade de limpeza com água, alta proteção contra areia e produtos químicos diluídos.

Os porcelanatos Dry Tech, incluindo a nova Linha madeira, são desenvolvidos com granilhas especiais aplicadas diretamente sobre a sua base, proporcionando ao produto altíssima resistência ao risco e ao desgaste, muito superior ao granito, por exemplo. As granilhas também ajudam a melhorar as características antiderrapantes, tornando a superfície do tipo No Slip.

A Série Croma Star da Gyotoku vem com seu relevo de geometria sofisticada e efeito lapado, traduz em projeções luminosas a energia vibrante da memória, contamina a matéria com visões de espaços desenhados para romper a dimensão habitual dos ambientes.

Desenvolvida em porcellanato técnico e duplo carregamento, utiliza a tecnologia Croma em seu processo produtivo. Impressiona tanto por sua grande personalidade quanto pelo refinamento que seu formato 60×60 cm na cor White traz a qualquer projeto de decoração.

A Gyotoku também disponibiliza o ultra fino Slim 6mm para espaços abertos e momentos amplos. Soluções sem restrição. Leveza, liberdade e respeito ao meio-ambiente fazem parte dos porcellanatos técnicos de espessura fina.

Apresentam diversas vantagens econômicas, ambientais e logísticas. Traz a liberdade para renovar, liberdade nas reformas, por ser aplicável sobre pisos e revestimentos e ampliam o uso do porcellanato técnico para áreas onde há necessidade de materiais mais leves, como fachadas, paredes ventiladas e paredes internas.

A Série Sense traz a sofisticação do mármore com textura acetinada nas cores White e Sand, nos formatos 30×60 e 60×60 cm.Básicos e versáteis, os porcellanatos Bianco Natural Slim e Super Bianco Natural Slim, nos formatos 30×60 e 60×60 cm completam a Série.

As vantagens dos revestimentos mais finos são principalmente:

• facilidade nas reformas;

• fácil de manusear, fácil de cortar

• menor custo logístico: menor peso por pallet, redução do volume em estoque e menor  custo de transporte;

• diminuição do consumo de matérias-primas e energia;

• diminuição de emissão de CO2 e de resíduos;

Essas são algumas das novidades apresentadas na Expo Revestir 2010.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...