MOSTRA ARTEFACTO REÚNE OS MELHORES… parte 2

15 – Family Room – Christina Hamoui – 51 m2
A decoradora optou por um ambiente extremamente contemporâneo, priorizando os tons neutros como o branco e o cinza, mas com um toque contrastante de amarelo. Chris Hamoui explica que a opção por uma cor vibrante permite dar vida à decoração totalmente neutra e substituí-la quando quiser, dando uma cara nova ao espaço sem que isso implique em grandes reformas e custos altos.

Os sofás, as poltronas e as mesas de apoio brancos contrastam com o puff de veludo preto. A decoração é realçada por peças de murano nos tons dourado e berinjela e pela iluminação totalmente cênica, com lâmpadas focadas de AR48 e AR70 e Olho de Moscow, iluminando os quadros.

Fornecedores e parceiros: Marcenaria Raízes; Avanti; África Mármores; PuntoLuce; Joel Matsuka; TecGlass; Guardian; Tânia Bulhões Home; Geraldo Iluminação; Lukscolor e Arte Aplicada.

16 – Living – Leila Barakat – 37 m2

A arquiteta deu prioridade ao cotidiano de uma família, com a ideia de um ambiente para diferentes atividades, buscando praticidade, funcionalidade, mas também valorizando a qualidade de vida. Os tons sóbrios criam uma atmosfera mais intimista e acolhedora, para o dia a dia , além de servir também para momentos mais festivos ou mesmo um romântico jantar a luz de velas.

Detalhes do mobiliário, como a poltrona Emile, convidam para os momentos de repouso e leitura com livros e discos sempre a mão. Peças e esculturas que realçam e valorizam a arte a partir da natureza traduzem o gosto dos moradores.

Fornecedores e parceiros: Avanti; PuntoLuce; Wallpaper; Conceito Décor; Arte Aplicada; Native; Entreposto; Escarlate Flores e Design Ltda e Livraria da Vila.

17 – Jantar – Graciela Piñero – 20 m2
O ambiente de Jantar com a assinatura de Graciela Piñero tem como proposta a elegância a partir do uso de tons branco, preto e cinza em diferentes texturas, efeitos e materiais. A palheta de cores se repete nos móveis laqueados de preto, no tapete com desenhos em arabescos e no papel de parede. A iluminação com efeitos de cena e lustre preto sobre o centro da mesa ganha destaque. Um espelho ajuda a dar amplitude ao ambiente.

A grande flexibilidade de conceitos da arquiteta garante o uso de materiais e estilos variados, e também a originalidade dos seus projetos, que nunca se repetem.

Fornecedores e apoiadores: Avanti; Wallpaper, Dreamsinpaper; Lukscolor; Guardian; L’Vitrier; Rafael Serradura; Scatto; Elétrica Idealizy; Gesso Rocha; Pintura – Dario; Arte Aplicada e Tânia Bulhões Home.

18 – Espaço Gourmet – Márcia Lazzuri e Mariana Lazzuri Romano – 27 m2
O Espaço Gourmet com a assinatura de Márcia Lazzuri e Mariana Lazzuri Romano procura manter a essência da cozinha doméstica, como um espaço multifuncional que se integra ao restante da casa. O ambiente foi pensado para proporcionar comodidade e agilidade ao morador, nos mais diferentes experimentos gastronômicos.

Para criar o ambiente ao mesmo tempo moderno e intimista foram utilizados materiais que se complementam como o aço, a madeira de demolição e o corian. O projeto tem também identidade contemporânea, com área de criação e degustação, onde os equipamentos e os acessórios bem distribuídos facilitam a circulação.

Fornecedores e parceiros: Kitchens; KitchenAid, Tânia Bulhões Home; Antares; Scatto; Pisos Portinari; Marcenaria Raízes e Arte Aplicada.

19 – Home Office – Márcia Brunello – 41 m2
Idealizado pela designer de interiores como um ambiente inserido numa residência de um casal que gosta de curtir a própria casa, esse espaço foi pensado de forma a atender a diferentes atividades valorizando o convívio familiar. A iluminação contribui para delimitar os diferentes cenários do mesmo ambiente, atendendo as necessidades de utilização do espaço.

O mobiliário também ganha realce pela iluminação acolhedora e focada. No Office, destaque para a cadeira Jey revestida de camurça tinta fendi escura e para o cavalete Arquimedes II Preto com tampo Yasmim de Couro Oyster Lezard. Duas poltronas Isadora estofadas com seda preta complementam o ambiente.

No Home, a estante Austin de madeira Ébano e Tibet compõe com o painel preto com aço corten. Junto com o sofá Morrison a mesa lateral Nani reforça o lado contemporâneo do ambiente.

Parceiros e fornecedores: Pisos Portinari/Cecrisa; Belaluz; Lukscolor; Arte na Lata; Wallpaper; Arte Aplicada; By Kamy; HTPR; Chagas Marceneiro; SM Reformas e Jair Lavanini.

20/21 – Loft e Lounge – Débora Aguiar – 160 m2
Uma atmosfera intimista e acolhedora que convida o usuário para ler, relaxar ou namorar, propondo bem-estar e aconchego. Essa é a ideia do Lounge e do Loft assinados por Débora Aguiar , harmonizado por tons de nude com os pisos claros, que contrapõem com as madeiras escuras dos mobiliários escolhidos pela arquiteta. Outro recurso explorado é a iluminação, com uma abóbada de vidro que possibilita a entrada da luz natural para dentro do ambiente. Nichos iluminados, abajures e luminárias reforçam a atmosfera intimista.

Paredes revestidas de linho, com nichos horizontais espelhados unem o living e o recanto para aperitivos, onde poltronas baixas, um imponente sofá e chaises em seda of White garantem conforto e elegância. Estantes revestidas de couro servem para abrigar os livros, mas também plantas e esculturas.

Fornecedores: Arteira Móveis; Grã Marcenaria; By Kamy; MB Cortinas; Só Isopor; Spazio K Engenharia, Grupo Kauffmann; Svetlana Plantas; Revestir Revestindo; Luxaflex, Sunlight; A Morada; Dell Abitare; Guardian; Polimentti Mármores; Docol; Simon Vasos; Iluctron; Arte Aplicada; Casa Fortaleza; Velho Brasil; Décor Banho; Berruezo e Atelier Iole Mendonça.

22 – Dormitório – Sandra Vicentini – 22 m2
A arquiteta Sandra Vicentini assina o projeto de dormitório, que desenvolveu junto com o designer de interiores Felipe Marques, com a proposta de reunir elegância, conforto e contemporaneidade. O resultado foi obtido com a combinação de tons neutros e materiais que propiciam um clima de aconchego, sem perder o estilo contemporâneo reforçado pelo mobiliário e por soluções pouco usuais nesse tipo de ambiente, como o teto em concreto aparente.

A neutralidade do fendi e do preto – tons que predominam no espaço – é quebrada pela parede na cor pistache e pelos criados-mudos espelhados, em contraste com a cama com cabeceira de couro e com a ampla e confortável poltrona Basile, revestida de veludo grafite. A iluminação valoriza os acabamentos e os mobiliários, além de destacar as telas de Tomie Ohtake e Luis Martins. Os profissionais optaram pela preservação do teto natural, restaurando o concreto existente, em lugar de usar o revestimento em gesso.

Fornecedores: Avanti; Wallcovering; Arte Aplicada; PuntoLuce; Arthur Décor; MB Cortinas; Lukscolor; Guardian e Entreposto.
23 – Quarto de jovem solteiro – Marcelo Mujalli – 22 m2
O quarto em um apartamento compacto concilia Home Theater e Home Office no mesmo ambiente. O toque masculino da decoração é garantido pelo uso de madeira de tom claro, como o carvalho americano e os detalhes de couro na cor tabaco. O carpete, o papel de parede, as arandelas e os plafons trazem a influência dos anos 1950, assim como a estrutura criada pelo próprio designer, de lambri ripado e com fundo espelhado, que dá profundidade e amplia o ambiente.

O Home Theater inclui uma estante para colocar todos os livros e objetos pessoais e um móvel baixo para receber aparelhagem de som. Quadros, desenhos e esculturas de artistas de vanguarda estão expostos no ambiente assim como um par de esquis de madeira da década de 1970, que foram garimpados em um antiquário vintage. Mujalli revela que idealizou o espaço pensando em seu filho, que acaba de se formar e de ir morar sozinho.

Fornecedores e parceiros: Arte Aplicada; Avanti; Guardian; Lukscolor; Wallcovering; Amaral Vidros; Bertolucci; Casa Mineira; Gesseiro André; Raul Duarte; República das Flores – Objetos Vintage; Silvestre Vidros e Valdete Breganó.

24 – Dormitório – Sidney Quintela – 22 m2
O projeto de dormitório para um jovem casal integra uma pequena área de descanso. Para favorecer o relaxamento, a cor azul em tons escuros foi priorizada, enquanto pisos e rodapés brancos contrastam com a leveza e a sobriedade dos tecidos na decoração. As paredes são revestidas de tecido prata, mesma cor da mesa lateral Mahal (Artefacto). As estantes Ellis e a mesa lateral Bee têm acabamento microtexturizado de titânio, enquanto a chaise longue é revestida com ratier de lona na cor índigo.

O arquiteto optou pelo piso elevado, o que permite também melhor visibilidade da projeção de TV/Vídeo, proporcionando conforto visual sem interferência. A iluminação geral é indireta e homogênea – duas luminárias pendentes e outra de mesa, ambas da Scatto (Pingo Dourado e Cubo), dão destaque à cabeceira da cama e auxiliam na leitura.

Fornecedores e apoiadores: Pisos Portinari/Cecrisa; Lukscolor; Avanti; FourPlan; Arte Aplicada; MB e Scatto.

25 – Dormitório de casal – Gerson Dutra e Ana Lucia Salama – 20m2
Os arquitetos e decoradores Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama idealizaram o espaço para um casal que sabe o que quer, superexigente e antenado com as tendências do mercado. O desafio resultou em uma linguagem arquitetônica com requinte e elegância, em perfeito acordo com o perfil dos clientes virtuais, unindo conforto, praticidade, sofisticação e beleza.

Móveis com bom design e a mistura ousada de estilos aliada à tecnologia dos dias atuais conferem ao ambiente um ar original e de vanguarda, com equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo. Entre os destaques do mobiliário escolhido, a cama com cabeceira forrada com tecido de cores bem vivas, apoiada em painel de laca preta e parede revestida em tom cinza, contrastando com o tapete com estampa vibrante. A ambientação inclui também um home theater, com móvel em tom amarelo e parede revestida no mesmo tecido utilizado para forrar a cama do casal. A iluminação tem recursos cênicos obtidos com a ajuda de lustres e luminárias de piso, com design que os decoradores definem como clássico/contemporâneo.

Fornecedores: By Kamy; Scatto; Lukscolor; Nasa Som; Zona D; Wallpaper; Sami Akl e Duetto Decorações.

26 – Dormitório – Milene Nowick e Joyce Altschüler – 23 m2
A arquiteta Joyce Altschüler e a decoradora Milene Nowick investiram na ideia de um quarto de hotel boutique que poderia estar em qualquer cidade do mundo. Nesse hotel imaginado pelas profissionais, mobiliário, tecidos, obras de arte e objetos remetem a um ambiente limpo, perene e sofisticado.

A opção pelas cores claras nos revestimentos e no carpete, por móveis com acabamento em croco e estrutura cromada reforçam a ideia de um espaço cosmopolita, mesmo com dimensões limitadas. O clima de aconchego é garantido por detalhes como a cama Gatti, com cabeceira estofada com veludo chiffone snow, o divã revestido de camurça no tom gianduia e poltronas Amerique de tafetá de seda bege. Desenhos com alto relevo, escultura de mármore e tótem de madeira são algumas obras de arte distribuídas pelo ambiente.

Fornecedores: Guardian; Vidroartl; Arte Aplicada; MB Cortinas; Avanti; Lukscolor; Interfloor; JMG; Ricardo David Construções; RDavid Design e Omega Iluminação.

27 – Dormitório – Doroti Riotto – 22 m2
O dormitório assinado por Doroti Riotto, que participa da Mostra em parceria com a filha, Fernanda Riotto Mendonça, transmite elegância clean com tons neutros e detalhes sofisticados. O charme do ambiente é reforçado pelos pendentes da iluminação posicionados sobre as mesas de cabeceira, que misturam tela de arame, contas de cristal de tom âmbar e seda revestindo os fios elétricos.

A cama Beatrice, com cabeceira revestida de veludo flame bristol, compõe com o banco de camurça clara e pés cromados. A colcha da Luri, o tapete Avanti e o revestimento de parede da Wallpaper, assim como os objetos Arte Aplicada e fotos Namour completam o décor do espaço idealizado por Doroti e Fernanda.

Fornecedores: Tecsa Smart; Antares; Wallpaper; Lukscolor; Santorini; By Kamy; Scatto; Namourphoto; Louzieh Doces; Casa Francesa; Alcaçuz e Arte Aplicada.

28 – Hall e banheiro – Maithiá Guedes – 31 m2
O hall do térreo e do primeiro andar da Mostra ARTEFACTO, assinados por Maithiá Guedes, lembram um lobby de hotel, com linhas retas e sóbrias, acentuando o espaço contemporâneo marcado por grandes pilares treliçados que dão um toque simétrico e ao mesmo tempo favorecem a iluminação indireta. A mescla de materiais é uma das principais características no ambiente, onde pilares de madeira garapa e toras de madeira de demolição dão os detalhes pontuais. Grandes cortinas de linho tornam o espaço suave e contrastam com o couro em tom ocre utilizado como revestimento de paredes do elevador. Cores neutras e escuras foram escolhidas para dar unidade aos ambientes, com variações que vão do fendi ao marrom chocolate.

Para ampliar o espaço nos banheiros masculino e feminino, Maithiá usou espelhos e tons mais claros, que variam do linho à palha. Ripas de madeira de demolição aplicadas verticalmente dão um toque acolhedor e ao mesmo tempo rústico e sofisticado, em harmonia com a bancada esculpida de mármore travertino romano bruto.
Fornecedores: Gasômetro Madeiras; Guardian; Floritella; Cia. De Iluminação; By Kamy; Sandra Penteado ; Eurípides Tapeçaria; MB e L’ oeil.
29 – Hall e Lavabos – Maria José Dalcin Baptistella – 5 m2
De seu escritório em Rondonópolis, Mato Grosso , a arquiteta Maria José Dalcin Baptistella desenvolveu o projeto para o hall de circulação e o lavabo, buscando inspiração no colorido da fauna e da flora do centro-oeste brasileiro. A ideia foi dar mais luz e sensação de espaço ao ambiente, com detalhes em cores alegres, que resgatam os valores regionais.

Para identificar os lavabos masculino e feminino, foram utilizados dois painéis de espelho com letras gigantes estampadas. A cor escolhida para as bancadas de Silvestone foi o laranja, onde se encaixa o cubo branco que compõe a mesa Bee (Artefacto), customizada com motivos da fauna e da flora especialmente para esse ambiente. As paredes receberam revestimento listrado discreto e o piso é de porcelanato. Completando o ambiente, uma poltrona Moran branca com detalhes na cor amarela foi instalada no hall entre os dois lavabos.

Fornecedores: Portinari/Cecrisa e Avanti.

30 – Terraço – Gilberto Elkis – 150 m2
O paisagista usou espécies de plantas de diferentes texturas e tamanhos, variando do jasmim manga às pequenas suculentas, uma de suas preferências para compor um jardim com ritmo e precisão geométrica. Mas sua proposta para o terraço da ARTEFACTO também inclui muitos tons de azul, presentes nos móveis, nos ladrilhos hidráulicos e nos vasos de cerâmica vitrificada em diferentes tamanhos e formatos.

O mobiliário da linha New Zealand, de fibra sintética azul marinha (lançamento Artefacto), garante maior durabilidade das peças sem deixar de lado a elegância. Para garantir o conforto dos usuários, as chaises longues ficam nos pergolados construídos sobre deck de madeira, enquanto mesas, cadeiras e puff estão dispostos em grupos e protegidos por ombrelones. O piso é intercalado por “tapetes” formados pelos ladrilhos hidráulicos e pela cerâmica. Vasos em terracota, objetos de cerâmica e ferro completam os ambientes.

Fornecedores: Tijolos Palimanan; Atelier Z´ Figueiredo; Hydrotech; Vitali; Easy Garden; Sunto Artefatos Metálicos; Dalle Piagge; L´oeil; MB Cortinas; Pisos Portinari; By Kamy e Carpagui.

A 19ª Mostra ARTEFACTO conta com o patrocínio de Aymoré Financiamentos, Docol Metais, Cerâmica Portinari, GE, Augusto Moreno Closets, Arte Aplicada Galeria; Guardian.

19ª Mostra ARTEFACTO

Data e horário: a partir de 3 de maio de 2010, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h

Local: Rua Haddock Lobo, 1.405 – Jardins – São Paulo

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...