MOSTRA ARTEFACTO REÚNE OS MELHORES…

Desde sua estreia, em 1991, a Mostra ARTEFACTO reúne os mais renomados profissionais de arquitetura, design de interiores, decoração e paisagismo na criação de espaços que oferecem aos consumidores diferentes versões de ambientes mobiliados com móveis e objetos da grife, além de acessórios, peças de arte, iluminação e revestimentos de fornecedores que participam como parceiros. Ambientada na ARTEFACTO da Rua Haddock Lobo, 1.405, nos Jardins, em São Paulo, a 19ª edição da mostra exibe também os lançamentos da marca que este ano está reeditando alguns modelos que passam a fazer parte da linha Vintage. A exposição, aberta para o público a partir de 3 de maio de 2010 ficará montada durante todo o ano e é uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho dos profissionais do ramo da decoração, as novidades em mobiliário, além de inspirar o visitante para montar ou renovar a casa.

Os 30 ambientes e a vitrine da 19ª Mostra ARTEFACTO:

Vitrine – Roberto Migotto
O arquiteto Roberto Migotto – que vai assinar a vitrine da 19ª Mostra ARTEFACTO – define sua proposta como “um ambiente minimalista moderno que renega o já visto criando uma atmosfera urbana e inquietante com estilo inconfundível que se conjuga com contemporaneidade do design”. No espaço que preparou, a geometria ganha ângulos e a plasticidade quebra qualquer sinal de monotonia, apesar da paleta de cores sóbrias, com destaque para o piso e a parede laqueados de branco e detalhes em preto.

As luminárias do designer inglês Tom Dixon – que usa como inspiração sua paixão por motos e o Punk Rock – oferecem algumas pistas do efeito pretendido por Roberto Migotto, conhecido por sua ousadia em mesclar estilos, nos 26 anos de atividades na área.

Fornecedores: Maj Moreno; Lumini; Palimanan; By Kamy e Lukscolor.

1 – Apartamento de jovem solteiro – Felipe Diniz – 42 m2
Participando pela primeira vez da Mostra ARTEFACTO, o arquiteto Felipe Diniz desenvolveu seu projeto pensando no apartamento ideal para jovens solteiros que trabalham o dia todo e por isso buscam um espaço prático, de fácil manutenção, mas sem abrir mão da elegância e do conforto.

O estilo contemporâneo aparece nas paredes de concreto e nos acabamentos de aço cromado, em contraste com o piso de carpete preto – cor predominante na decoração – junto com tons de branco e cinza. Dois sofás Conrad convidam ao descanso e a iluminação dirigida destaca alguns objetos, como as máscaras africanas dispostas em uma mesa lateral.

Colaboradores e fornecedores: By Kamy; Fotosfera; FourPlan; Guardian; GE; Ge Monogram; MB Cortinas; Scatto; Favo; Honda – Engenharia e Construção; Antiquário Ivy; JJ Gesso – Dry Wall; Mekal; Wall Lamps e FAVO.

2 – Sala de Leitura – Adriana Fernandes Bijarra Cuoco – 20 m2
O conceito principal do projeto é o de criar um ambiente que possa ser instalado tanto em uma residência quanto em um local público – como uma livraria ou uma biblioteca. Com esta ideia, a arquiteta buscou desenvolver um espaço aconchegante e optou por um ambiente em tons neutros, recorrendo a materiais que não interferiram na finalidade do uso.

Seguindo esta linha, tonalidades claras foram utilizadas nas poltronas, no tapete e nas cortinas. Para ampliar o ambiente foi aplicado um espelho sob o painel de madeira. Os objetos de decoração determinam o uso relaxante que se quer dar ao espaço, com muitos livros, alguns quadros, vasos e abajures que garantem a iluminação confortável.

Fornecedores e parceiros: In House; Avanti; Sandra Penteado; Scatto, Luminotecnica e Signature Iluminação; Leandro de Oliveira; Guardian; Salva Vidros; Arte Aplicada; Interfloor e JMG.

3 – Living com Jantar – Fernando Piva – 50 m2
O amplo espaço assinado pelo decorador Fernando Piva foi criado para um casal antenado, atuante, sofisticado e que gosta de receber. Concebido como um jardim de inverno, com área de lazer e relaxamento, o espaço se divide em três ambientes (estar, jantar e lareira), onde predominam os tons neutros – em diversas tonalidades, nuances e texturas de branco, bege, verde e marrom – aplicados nas colunas, nas paredes, nos pisos e nos acabamentos.

Na sala de estar o sofá e as poltronas são revestidos com seda rústica e a mesa de centro tem acabamento em croco. A mesa de jantar é de madeira, assim como as cadeiras, que têm os assentos revestidos com tecido da Artefacto. O espaço da lareira tem acabamento em mármore travertino, a mesa em mármore Brown Cartier e o piso em tacos de sucupira.

Fornecedores: Amaral Vidros; Avanti; Bertolucci; Beto Altílio; Casa Fortaleza; Dutra Levi; Arte Aplicada; Guardian; EcoFireplaces; Light ID; MB Cortinas; Parquet União; Polimentti Mármores; Roberto Riscala; Solum e Scorzato.

4 – Sala de Jantar – Ricardo Scheibel e Roberto Cimino – 23 m2
O estilo contemporâneo predomina no espaço assinado pelo designer de interiores Ricardo Scheibel e pelo engenheiro e designer Roberto Cimino, que surpreende pela inusitada união da sala de jantar com a biblioteca. Nos materiais utilizados pela dupla para compor a decoração predominam as madeiras em tons naturais e tingidos – que aparecem nas paredes desenvolvidas pelo artista plástico Marlon, assim como também nos móveis da Artefacto escolhidos, como, por exemplo, as estantes de madeira aparente e os buffets de madeira roble e formato elíptico – lançamento da Artefacto. Para contrastar com a madeira , os profissionais optaram por um piso claro de PVC da Interfloor e, na iluminação do ambiente, chama atenção o pendente feito artesanalmente de papel e arame, especialmente para este projeto. Outras peças feitas para compor o décor são as cerâmicas sobre a mesa de jantar com pigmentos naturais, de Lucinéia Zanatta. Roberto Cimino é o autor da tela com referências vintage, inspirada no estilo de Braque e Picasso, instalada pela Galeria Arte Aplicada.

Parceiros: Simone Figueiredo Luz; Campoi; Interfloor; JMG; Guardian; Arte Aplicada; Lucinéia Zanatta; By Kamy e Giane.

5 – Living – Shenia Nogueira e Paula Almeida – 38 m2
A arquiteta Shenia Nogueira e a designer de interiores Paula Almeida assinam o ambiente inspirado em formas geométricas bem delineadas. O resultado final revela uma combinação da máxima tecnologia dos móveis, tecidos e iluminação; com soluções que envolvem o trabalho artesanal, como no caso do painel de madeira freijó com acabamento natural.

O contraste do branco e preto está presente nas estampas geométricas dos tecidos usados no sofá e nas poltronas, no papel de parede e no piso em granito com paginação especial retangular. Cômodas Zepp, poltrona Laviv com tecido de linho branco e preto estampado, mesa de apoio Línea, sofá Kyr de veludo preto, mesa lateral Havre com tampo de espelho, poltronas Fisher com veludo estampado preto e branco são algumas das peças que se destacam no espaço, que mantém atmosfera intimista.

Fornecedores e colaboradores: Allgram; By Kamy; Wallcovering; Arte Aplicada; Donna House e Guardian.

6 – Living – Cilene Monteiro Lupi – 50 m2
A arquiteta de interiores criou um atrativo à parte, com o jardim de bambus que integra o ambiente despojado, com toques clássicos e uma atmosfera tropical. As cores predominantes são o verde, o areia e o bege, com alguns toques de amarelo e linho natural, em equilíbrio com o piso de mármore travertino romano bruto, paredes forradas de linho liso e listado e detalhe nas paredes com nichos revestidos de seda. O mobiliário reúne mesa de centro e puff Box, poltrona e banco bouvrie estofado, mesa lateral Jaipur e mesa de apoio Bora Bora, aparador Crocco e Sofá Zimmer, além de mesa de centro Luanda.

O espaço tem iluminação indireta em paredes, focos no forro de gesso e efeitos luminosos. Um elemento de destaque no ambiente é a lareira ecológica que usa biodiesel para combustão, uma variação do etanol com propriedades da cana-de-açúcar.
Fornecedores: Svetlana Plantas; Stilarredo Interiores; Varanda; Casa Vestida; Cymz; Avanti; EcoFireplaces; Aluminex; Wallcovering; Decor Year Book e Maria Carvalho.

7 – Sala de Jantar – Consuelo Jorge – 15 m2
Para criar a sala de jantar contemporânea, com toque retrô, a arquiteta inspirou-se em um jovem casal de publicitários e colecionadores de arte, numa releitura dos clássicos. A geometria dos tecidos da Artefacto foi aplicada em escala no tapete que traz uma referência dos anos 1950 para o ambiente. As poltronas em capitonê foram propostas em seda amarela para contrapor seu desenho clássico.

A cor amarela de tom vibrante, aplicada para iluminar o espaço, se repete em grandes planos e não deixa o ambiente passar despercebido. O projeto de iluminação propõe uma luz cênica e intimista mais confortável aos convidados. Como destaque, duas luminárias pendentes que podem girar livremente no espaço.

Colaboradores e fornecedores: Arte Aplicada; Avanti; Fotosfera; Guardian; Lukscolor; Duriplast; Silva Pinturas; LS Selection; MHJ Vidros; Poly Gesso e PuntoLuce.

8 – Escritório/Hóspede – Silvana Curi e Flavia Yazbek – 21,30 m2
Em um espaço versátil que integra quarto de hóspede, leitura, home office e home theater, as arquitetas utilizaram um mix de diversos elementos, explorando as várias possibilidades de um mesmo objeto. Uma mesa lateral Bee, da Artefacto, por exemplo, serve como mesa lateral, estante ou suporte para garrafas de vinho. Outra peça de mobiliário – a mesa componível Artic – pode ser usada horizontal e verticalmente para suporte de objetos, coleções ou como mesa de centro. O uso de tecido, papel de parede e tapete serve para garantir o aconchego do ambiente.

Restos de madeira foram transformados por Silvana Curi em escultura com diferentes ângulos. Soluções inovadoras também se destacam no espaço, no qual predominam tons com combinação pouco usual, como o rosa, o prata, o chocolate e o preto. Uma parede interativa, com revestimento de vidro, possibilita a projeção de TV, colagens ou pode ser utilizada como quadro de avisos.

Fornecedores: Agathis; Comavi; By Kamy; Traço Final; Clacie Iluminação; Dreamsinpaper; FourPlan; Guardian; Julio Mesquita Engenharia e Construção; Lukscolor; Power Material Elétrico; RLX Pinturas; Scatto; Viviane Ponciano de Lima e Wallpaper.

9 – Sala de Almoço – Patrícia Penna – 28 m2
A arquiteta assina a sala de almoço e, como nos outros ambientes da mostra, a decoração segue a linha contemporânea, mas também acrescenta detalhes que remetem ao clássico e utiliza alguns móveis mais rústicos. Os materiais e as texturas dão unidade ao projeto, como os mosaicos de mármore rústico, em complemento ao porcelanato natural nos pisos.

Os móveis revestidos de lona alvejada, combinados à madeira rústica e ao bambu dos aparadores, formam um conjunto rústico e ao mesmo tempo leve que traduz o clima de descontração que pode servir para uma sala de refeições no campo ou na praia. Entre as peças de mobiliário escolhidas estão as cadeiras Conrad e Aris, o aparador Luanda, a mesa de jantar Eiffel e a estante Ellis Roble Blanc.

Fornecedores e colaboradores: Luxaflex; Arte Aplicada e PuntoLuce.

10- Living – Fabio Morozini – 26 m2
Para o arquiteto, moda e arquitetura estão cada vez mais em sintonia ao redor do mundo. Por isso buscou inspiração na última coleção das marcas Gucci e Hermès para o ambiente que projetou, imaginando como moradores um casal viajado, exigente e acostumado a peças exclusivas. Essa idealização se reflete em alguns detalhes, como no tapete com desenhos nos tons caramelo e cru, inspirados em uma bolsa de couro e o uso de materiais diferenciados, sofisticados e de grande valor visual – como as peças das grifes nas quais buscou referência.

A simetria é um dos grandes pontos, em detalhes como pórticos, guarnições e rodapés com 50 cm altura. O revestimento usado nas paredes laterais tem padrão galuchat (couro de arraia) na cor preto mate, em harmonia com o material utilizado no piso, no teto e no painel, a Ameixeira Natural, uma madeira rara de ser encontrada. Uma tela de Cícero Silva, especialmente executada para o espaço, vasos pretos de laca e ferro e a mesa de centro de pergaminho de pele natural conferem ao espaço a exclusividade necessária solicitada pelos clientes. Sofás More e Cadeira Canton trazem a sensação de aconchego e intimidade ao espaço.

Fornecedores e colaboradores: Arte Aplicada; Avanti; Fotosfera; Lukscolor; Wallcovering; Edinaldo da Mata; Entreposto; Madero; Maria Emilia Fiúza e Plasxiglas.

11 – Espaço Multiuso – Paulo Marcelo e Eurico Guedes – 54 m2
Os arquitetos assinam o espaço multiuso para um jovem casal, com o projeto que transita entre os estilos clássico e contemporâneo. A preocupação foi atender a faixa etária dos clientes, criando os ambientes que priorizam a funcionalidade e a satisfação dos moradores.

A mesa Dado, com armação de aço inox e lâmina de acrílico branco leitoso, e as arandelas Maestro são destaques no ambiente, assim como o pendente Lorenzo, com armação de aço inox e pintura de ouro velho, que valorizam os cristais tchecos de tom honey e o abajour Cogumelo.

Fornecedores, colaboradores e apoiadores: Portinari/Cecrisa; Arte Aplicada; Avanti; Fotosfera; Guardian; Lukscolor; Alumibox; Adelson – Gesso; Cristais Cad’oro; Siemens; Scatto e Wagner Bartie.

12 – Lounge – Ana Maria G. de Vieira Santos – 70 m2
O espaço criado pela arquiteta e designer de interiores atende a diferentes faixas etárias e personalidades diversas, com a linguagem conceitual entre o contemporâneo e o clássico. Na definição da profissional, o espaço pode servir para tomar um drinque, ler, estudar, dormir e sonhar, em um clima de conforto garantido pelo mobiliário que inclui chaises, poltronas, cadeiras estofadas e aparadores.

Com a experiência de quem participou de quase todas as Mostras ARTEFACTO, Ana Maria procura sempre introduzir ideias novas nos seus trabalhos, que desta vez traz um modo diferente de apresentar cortinas e nichos. O toque especial é dado pelo uso de dois lustres com cristais Swarovski e banhados a ouro, além de fotos da própria decoradora, que completam o ambiente.

Fornecedores e colaboradores: Amaral Vidros; Guardian; Lukscolor; La Lamp, Artecristallo e Maria Helena Brandão Teixeira.

13 – Espaço Multiuso – Patrícia Anastassiadis – 108 m2
O espaço multiuso assinado por Patrícia Anastassiadis transmite equilíbrio e elegância nos diferentes ambientes, nos quais usou o preto e o branco como base para toda a decoração. As mesas Quark e Zero (ambas da Artefacto) receberam acabamento em alto brilho preto – nova técnica utilizada pela grife para dar efeito de laqueado nos móveis de madeira. O papel de parede cinza estampado em prata e o tapete preto e branco destacam ainda mais os dois abajures com base de vidro murano em tons preto e cinza.

O branco dos sofás e da poltrona é quebrado pelo debrum preto que contorna as almofadas, mesmo recurso que se repete no quarto do casal, quase integrado ao espaço do estar. Na sala da lareira, revestida com mármore rústico no mesmo padrão do piso, duas chaises pretas convidam ao descanso e ao aconchego.

Fornecedores e Colaboradores: Avanti; Fotosfera; FourPlan; Guardian; Revestir Revestindo Couros; Santorini Mármores; Tergoprint; Wallpaper; Antiquário Ivy; Blue Gardênia; Comovil; CYMZ Engenharia; Empório Beraldin; L’oeil; Lumini; Passado Composto; PisoCenter; Tânia Bulhões; Simone Figueiredo Luz.

14 – Living com Jantar – Toninho Noronha – 30 m2
O espaço foi concebido para integrar sala de estar e jantar em um pequeno apartamento para um jovem casal. Bem urbano, em tons sóbrios de cinza e preto com detalhes em tons de azul, e com móveis, objetos e obras de arte selecionados a dedo, Toninho Noronha mostra que consegue sempre inovar em seus ambientes contemporâneos. Seu truque é misturar peças de design atual com objetos antigos do acervo familiar do cliente ou comprados em antiquários, o que inclui algumas boas obras de arte.

Nesse espaço, o arquiteto deu destaque à mesa com pintura microtexturizada em cinza, cadeiras em croco pretas e poltronas em seda grafite. Para harmonizar com o ambiente, o arquiteto criou também um par de abajures que dão seu toque pessoal à decoração, no projeto desenvolvido pelo arquiteto Renato Andrade.

Fornecedores e colaboradores: Arte Aplicada; Antiquário Ivy; By Kamy; Lukscolor; Maneco Quinderé; Marcenaria Renara; Pisos Portinari; RGS Engenharia; Scandinavia Design e Wallplac.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...