Impressão digital em cerâmica

Inkjet Decoração de Azulejos

impressão digital

Atualmente, várias empresas estão competindo para desenvolver novas máquinas capazes de 24 horas por dia em 30-50 min com 1000-1500 de saída, dependendo da máquinas de jacto de tinta decoração encaixar perfeitamente em linhas de vidros e melhorar a eficiência. Máquinas de jacto de tinta encaixar perfeitamente linhas de melhorar a eficiência. Eles podem ter até 1.000 bocais e trabalhar com 6 cores diferentes de até 1000 dpi de resolução (para a maioria das cerâmicas de 200-300 dpi é suficiente). Eles podem até trabalhar com 6 cores diferentes de até 1000 de resolução (para a maioria das cerâmicas é suficiente). No entanto, a característica mais importante é a incrível versatilidade destes dispositivos. No entanto, a característica maior é a incrível versatilidade destes dispositivos. Diferentes máquinas para decoração digital estão disponíveis com uma variedade de características, segue algumas vantagens:

  • Estabilidade absoluta de imagens;
  • Redução drástica do uso de pigmentos com a conseqüente redução dos estoques de pastas;
  • Eliminação de telas, rolos de tela, rolos de silicone, aparelhos para gravar, etc, e mais fácil testar a custos mais baixos;
  • Excelente potencial para reproduzir as pedras naturais, imagens e desenhos em geral;
  • Menor tempo de mudança de desenhos e cores;
  • Melhor consistência de decorações, pois armazenamento e controle de todos os parâmetros de impressão são mais fáceis;
  • Possível decorar superfícies de relevo e até as bordas;
  • Quando necessário pode-se obter uma decoração de alta definição;

Decoração – jato encurta o caminho da idéia ao produto.

Há mais vantagens, mas também temos de admitir que a impressão digital nem sempre pode substituir os métodos tradicionais de impressão, principalmente quando precisamos de espessuras maiores de cola ou quando precisamos de superfícies fortemente coloridas. Estão em curso trabalhos de modo que podemos esperar melhorias e reduções de custos porque a tecnologia a jato de tinta ainda está em evolução (depois de superar os problemas iniciais). Tecnologia jato de tinta está expandindo seu alcance para diferentes tipos de cerâmica e, naturalmente, o aspecto da tecnologia em si é despertar o interesse dos Designers e produtores.

Tecnologia de Decoração Inkjet

Na impressão digital não há contato com a superfície da cerâmica. A tecnologia mais popular adotada pela maioria dos produtores de máquinas é chamada de Drop -On -Demand (DOD). É baseado em um dispositivo piezelétrico que deforma sob tensão permite a expulsão da gota. O sistema de cor mais popular é o conhecido padrão CMYK. Este é um acrônimo para as cores ciano, magenta, amarelo e preto. No sistema CMYK a separação preta contém os detalhes, assim é chamado o preto “Key”. Ciano, magenta e amarelo se sobrepõem em diferentes porcentagens para produzir as cores na figura abaixo. Elas se sobrepõem em 100% de cada um para produzir um marrom muito escuro, por esta razão que a tinta preta adicional é empregada.

Dependendo se há 3, 4 ou 6 tintas na máquina de um procedimento específico colorimétrico é empregado para separar as cores na imagem original para obter uma placa para cada um. Na figura podemos ver um exemplo.

A imagem final é reproduzido através da sobreposição dessas cores de tinta.

Contendo as extensões de bicos de toda a largura das cerâmicas. 2Para ativar a saída elevada (mais de 1000 m / h) a montagem da cabeça de impressão as extensões de bicos de toda a largura das cerâmicas. Quando os conjuntos de cores são dispostas em sucessão, temos a seguinte configuração (por Durst). Os conjuntos de cores são dispostas em sucessão, temos a seguinte configuração Durst).

Esta abordagem oferece as seguintes vantagens:

  • Alta definição de imagem, porque o pigmento não penetra na superfície da cerâmica;
  • Cor – produção, que geralmente é independente do esmalte usado;
  • Maior intensidade de cor com o potencial de criar uma ampla gama de tonalidades;

Segue alguns produtos feito com a tecnologia de impressão digital em revestimentos cerâmicos no Brasil.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...