4 Semana Tecnológica de Cerâmica

Inscricões aqui

Segue resumo das palestras abordadas:

Moagem em Moinho de Bolas – Técnicas de Otimização (NGK do Brasil)

O processo de moagem via moinho de bolas é complexo, dependendo de muitas variáveis. O adequado conhecimento destas variáveis proporciona ao profissional envolvido nesta operação, diferencial competitivo devido à eficiência operacional do processo de moagem, que traz reduções de custo e tempo de processo.

Inovação Tecnologia para a Indústria (SENAI)

O que é inovação em um negócio? / Quais os tipos e os benefícios que podem ser alcançados na empresa? / Como o SENAI SP pode ajudar a empresa a inovar?

Reologia: termos técnicos, mitos, métodos e medidas (Escola Politécnica da USP- Depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais)

Apresentação de metodologias para determinação da reologia, paradigmas de interpretações ensaios, termos técnicos, ensaios práticos; aplicação e interferências em revestimentos cerâmicos.

Norma de Desempenho da Construção Civil (GAIL Arquitetura em Cerâmica Ltda.)

Apresentação da abrangência do sistema de revestimento cerâmico, suas responsabilidades, explanação das principais partes – Projeto e Execução. Apresentação do Sistema GAIL. Estudo da patologia descolamento cerâmico em fachada, gravidade do problema, possíveis causas e soluções, ensaio de Expansão por Umidade, estudos e pesquisas. Apresentação das novas tecnologias de fachadas: Sistema Unitizado – Painéis pré moldados e fachada ventilada.

A identidade do produto final da Coleção Design do Grupo Incefra

O desenvolvimento da coleção Design do Grupo Incefra tem como seu produto final uma reflexão do mercado e da identidade que a empresa apresenta no momento.

Novos produtos são considerados meios de se expressar e refletir ao consumidor onde queremos chegar, esta coleção Design apresenta, em grande parte, reflexos de produtos mais contemporâneos e técnicas inovadoras que a empresa oferece para o mercado em que atua.

Defeitos de fabricação em revestimentos cerâmicos. Metodologia para análise e diagnóstico.

Apresentação da utilização das técnicas de microscopia ótica e eletrônica como ferramenta para a realização de análises e diagnósticos de defeitos de fabricação em revestimentos cerâmicos. Ilustração do potencial das técnicas citadas através de exemplos práticos envolvendo os principais defeitos encontrados nos revestimentos cerâmicos fabricados pela tecnologia de “via seca” no Brasil atualmente.

A utilização da impressão digital e do scanner de grande formato como inovação na  indústria Cerâmica (Do Prado Representações JETTABLE / CRUSE)

Será abordado a importância da qualidade de digitalização de texturas através de um scanner de grande formato, para que se obtenha uma alta qualidade de reprodução na impressão digital em cerâmica.

A importância da Caracterização de Materiais para a Indústria Cerâmica

Será abordado a importância das práticas laboratoriais dos ensaios de caracterização de uma argila: como fazer, entender e aplicar? De forma simples, aspectos para caracterização de argila para uso em cerâmica. Recebimento do material, Observações iniciais: cor, umidade, plasticidade, etc.., Secagem: qual a temperatura ideal de secagem para caracterização preliminar de uma argila? Moagem da argila: granulometria ideal para os ensaios, Preparação das amostras para os ensaios analíticos de caracterização: Fluorescência de Raios-X, análise térmica,  Difração de Raios-X,  Microscopia ótica e eletrônica de Varredura, Preparação de amostras para os ensaios tecnológicos, Secagem e queima, Resistência Mecânica, Porosidade e densidade

Inovação Tecnologia para a Indústria (SENAI )

O que é inovação em um negócio? / Quais os tipos e os benefícios que podem ser alcançados na empresa? / Como o SENAI SP pode ajudar a empresa a inovar?

Projeto de Vedações Verticais: sua importância e impacto na construção civil

No atual panorama de mercado, a competitividade exige cada vez mais obter qualidade com menores prazos e custos. O papel do projeto se torna fundamental neste contexto como ferramenta integradora e de compatibilização. Nesta palestra será apresentado o projeto de vedações verticais e todas as suas interfaces através das quais muitas empresas têm otimizado e valorizado seus empreendimentos.

A sustentabilidade na indústria de cerâmica vermelha, focando aspectos da energia, do meio ambiente, da mineração e as relações humanas e suas influências na indústria.

Procedimentos de gestão da qualidade na indústria de cerâmica vermelha, com ênfase na formação e treinamento de mão-de-obra e desenvolvimento tecnológico aplicados no chão de fábrica.

A Importância da Manutenção de Máquinas na Indústria, (Mecânica Bonfanti S.A.)

Descrever os equipamentos utilizados na sala de extrusão, explicar seu funcionamento e quais variáveis de manutenção devem ser observadas para que se possa tirar o máximo de eficiência de cada equipamento e, explicação de qual a inter-relação entre esses equipamentos nessa cadeia de fabricação.

Extrusão em Cerâmica Vermelha: Princípios Básicos, Problemas e Soluções. (DuraCer Boquilhas)

Pequena abordagem sobre a importância das argilas e uma boa preparação da massa para se obter um bom produto, evitando assim problemas durante a extrusão.

Princípios básicos de extrusão e a importância de uma boquilha bem dimensionada para um bom resultado no processo de extrusão. Apresentação de problemas mais comuns na extrusão e suas possíveis soluções.

As influências decorrentes do processo de extrusão na regulagem das boquilhas.

A palestra terá como objetivo focar a influência do processo de extrusão, assim, será apresentado quais os problemas e as soluções requeridas no processo de conformação das argilas, onde, em geral, os problemas da extrusão se confundem com os problemas relacionados com à regulagem das  boquilhas nas extrusoras, resultando na identificação de empenos, trincas, diferenças de espessuras, peças fracas, chochas e com torções que são encontradas após o processo da secagem e da queima dos produtos.

Composição, fusão, problemas que possam ser encontrados em fábricas de vidro manual. – (Solutins Vidraria Ltda)

Expor o trabalho desenvolvido em empresas de vidro de processo manual (sopro e prensado), dando ênfase aos problemas encontrados durante a fusão e no processo de conformação.

Refratários para Fornos de Cimento – Materiais e Aplicação. (LINING – Representação, Consultoria e Projetos Ltda)

O foco deste trabalho é apresentar o universo da indústria de cimento portland, o estado da arte e as perspectivas futuras. A utilização de refratários nesse ramo industrial será abordada, características básicas dos materiais usados, as tecnologias de instalação e as necessidades futuras para adequação do revestimento as novas necessidades.

“Aplicação da Tecnologia de “Shotcrete” para Preservação do Revestimento Refratário e Prolongamento da Campanha do Alto Forno # 2 da CSN”.

O trabalho descreve a metodologia empregada para a seleção e implantação da tecnologia de aplicação robotizada de concreto refratário por “shotcrete” para preservação do revestimento refratário e prolongamento da campanha do Alto Forno # 2 da CSN, no período de 2004 – 2009. Em adição, apresenta-se também as vantagens técnicas, operacionais e econômicas da tecnologia de “shotcrete” em comparação à técnica de “gunning”, utilizada no período inicial da campanha do forno (período 2000 – 2003).

Refratários para a Indústria Petroquímica

Serão apresentados os diversos tipos de materiais refratários usados na indústria petroquímica. Serão também discutidas as principais características e solicitações físico-químicas, bem como os locais de aplicação destes materiais.

A Importância dos Revestimentos Refratários para a PETROBRAS

Os materiais refratários estão diretamente relacionados à confiabilidade operacional das unidades de Refino da PETROBRAS, desempenhando papel estratégico no alcance de metas de extensão do tempo de campanha, aumento da confiabilidade e a redução do tempo de manutenção, demandando aplicação de soluções técnicas e gerenciais inovadoras para atendimento futuro das metas impostas.

Prospecção Tecnológica, o futuro e os materiais cerâmicos

Serão abordados, nesta palestra, resultados de trabalhos de prospecção sobre o tema “ “Materiais Cerâmicos”, durante a explanação se buscará mostrar, tendo como base uma linha de tempo de 20 anos, as principais perspectivas para P&D e utilização destes materiais no campo da alta tecnologia.

Esmaltação em Baixa Temperatura ( Atelier Stúdio Cerâmica )

Serão abordados procedimentos, técnicas e conhecimentos de esmaltação tratado no dia-a-dia de um “studio de cerâmica”,  com apresentação de trabalhos em argilas de tipos diferentes e apreciação dos resultados com técnicas de esmaltes.

Cerâmica Marmorizada (Atelier Cibéle Nakamura – Arte em Cerâmica)

Utilizar de forma simples e econômica sobras de argila e produzir efeitos  interessantes, na forma e execução de peças utilizando moldes de  baixo custo com aplicação de três fases, sendo mistura das argilas , processo de produção e união das peças

Diferenças entre técnicas da queima do RAKU e de outras técnicas de queima convencional

A apresentação abrange as diferenças existentes entre as técnicas de queima convencionais e as técnicas de queima aplicadas no RAKU, é uma técnica e arte japonesa que utiliza.

Será demonstrada aplicação de algumas das técnicas discutindo a aplicação do resultado, no final será sorteado uma peça da artista brasileira do RAKU.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...