Destaque de projeto…

PRISCILA BALIÚ E SILVIA FRANCHINI ASSINAM A ADEGA DO COLECIONADOR NA CASA COR 2010

A Adega do Colecionador, ambiente assinado pelas arquitetas Priscila Baliú e Silvia Franchini para a Casa Cor 2010, que acontece de 25 de maio a 13 de julho, no Jockey Club de São Paulo, pontua a tendência das adegas caseiras e cria um espaço exclusivo para a casa do moderno colecionador de vinhos.

Remetendo a um clima invernal e intimista, o espaço não funciona unicamente como um local para armazenar vinhos, mas também como um pequeno e aconchegante ambiente que une as áreas interna e externa para aproveitar tudo o que a bebida pode proporcionar, como por exemplo, unir amigos para degustações em um local agradável e receptivo acompanhado de itens que combinam com a bebida, como um gostoso sofá, uma lareira externa e um bom som. “O hábito de tomar vinho é antigo, mas ter um espaço para armazenar e degustar na própria casa é uma tendência nova e as adegas estão cada vez mais presentes nos ambientes residenciais” resume Silvia. “Como referência nos inspiramos no próprio tema do vinho, tradicional e contemporâneo, pois nunca sai de moda e na figura do moderno colecionador. Imaginamos uma pessoa culta, viajada, sociável e ao mesmo tempo divertida e descontraída” complementa Priscila.

Os 23m2 estão voltados para o bem-estar e conforto no melhor estilo moderno e sofisticado. No projeto predomina linguagem contemporânea das arquitetas, porém dessa vez com pinceladas do rústico (piso em madeira de demolição da Monet Assoalhos) em contraponto ao sofisticado (como o pendente Lacrima da Scatto Lampadário). “Nosso estilo é contemporâneo e achamos que o rústico dá o toque de aconchego e remete ao tradicionalismo do vinho” define Priscila.

No ambiente as garrafas (verdadeiros exemplares de colecionadores Expand) são armazenadas em uma adega de vidro e espelho, projeto especial das arquitetas para fugir das caves tradicionais, valorizar as garrafas do colecionador e ao mesmo tempo decorar. Os dois armários espelhados são separados por uma bancada de limestone (Mont Charmot Anticato) equipada com pia e um espelho ao fundo, que possibilita maior amplitude e leveza. Dentro deles, uma solução arquitetônica dá a impressão de que as garrafas de vinho estão flutuando. A bancada serve de local de apoio para taças e demais acessórios que este hobby exige. “Quisemos mostrar que é possível criar um projeto totalmente personalizado, inclusive de caves”, explica Silvia.

Na porta de entrada o visitante logo visualiza o jardim externo com a bio lareira (Ecofireplaces) no mesmo limestone nacional, esta surge ao fundo como uma continuidade da área interna.

Acolhedor, o living tem um forro de gesso e iluminação especial cuidadosamente planejada. Este é decorado com uma chaise de veludo de medidas especiais assinada pelas arquitetas. Acima desta uma pequena galeria com obras de arte e fotografias cuidadosamente selecionadas conferem sofisticação e personalidade ao espaço. O iluminado painel de freijó lavado com televisão embutida serve para armazenar livros de viagens, arte e outras curiosidades sobre a própria bebida. Do outro lado do sofá, um pequeno lambri em carvalho ebanizado abriga objetos de estimação e de outras coleções. As paredes são revestidas com papel de parede da Wallpaper.

A porta envidraçada que une a parte interna e externa, é valorizada com uma cortina de linho (mão de obra Windows Company, tecido Wallpaper). Coberta por um toldo preto Luxaflex, a área externa é equipada por uma lareira ecológica com bancos de limestone em suas laterais. O clima invernal é endossado pelas folhas de ácer, a mesma que estampa a bandeira do Canadá, espalhadas ao redor da vegetação.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...