Tendência para Tijolos Aparentes…

04/09/2010

O tijolo é um material antigo, antigo… Alguns dizem que faz, em média, 4.500 anos que eles são utilizados na construção civil. Além de servir como material de vedação e de estrutura, o tijolo comum é um material de grande qualidade estética e muitas pessoas apreciam o uso do tijolo aparente nas edificações.

É possível ver o “tijolo específico” tem sua base regular, a fim de dar melhor acabamento ao edifício. Em algumas empresas, esse produto tem sua parte central serrilhada, para possibilitar o uso do tijolo apenas como revestimento, como se fosse um azulejo. Nesse caso, uma peça, quando dividida dobra sua área de revestimento.

Muitas pessoas, ainda, procuram tijolos de demolição para esse serviço. Mais resistentes,espessos e regulares, eles dão ótimo acabamento a qualquer edificação.

Se a intenção é deixar a parede naturalmente como foi erguida, é necessário, apenas, a impermeabilização do tijolo. É fato que essa etapa é essencial para áreas externas.

Para impermeabilizar, existem resinas acrílicas e silicones hidrofugantes e hidrorepelentes. A resina acrílica confere ao produto um aspecto molhado – ou seja, deixa o tijolo com cor mais viva – e cria uma capa sobre o produto. Já o silicone hidrofugante evita fungos e bactérias, enquanto o hidrorepelente barra a água. Esses dois últimos produtos tem a vantagem de penetrar na peça e não formar película, dando um aspecto natural aos tijolos.

Pinacoteca

O Grupo Incefra identificou toda essa riqueza e criou a linha decorativa formada por placa de cerâmica vermelha no formato médio de 31,5 cm x 49 cm, a linha reproduz com fidelidade o tijolo a vista.  Disponível em dois modelos e nas cores Rosso e Gialo, o produto é indicado para ambientes modernos onde a parede é o destaque. Outras características do produto são o peso baixo, a menor espessura e maior facilidade de limpeza do que as pedras e tijolos comuns.

Tags:, , , , , ,