INSCRIÇÕES DO IDEA/BRASIL 2011…

Até o fim deste mês, interessados podem se inscrever no maior prêmio do Design Brasileiro.

Vai até o próximo dia 31.01 o prazo para as inscrições a preços promocionais do IDEA Brasil 2011, o principal prêmio do design nacional, organizado pela Associação Objeto Brasil e Apex-Brasil, em parceria com o SEBRAE, ABDI e CNPq. Designers, estudantes, profissionais e empresas podem cadastrar os seus produtos e projetos que concorrerão em 19 categorias diferentes pelas distinções Ouro, Prata e Bronze.

Os premiados no IDEA/Brasil também participarão da fase final do IDEA Awards, nos Estados Unidos, que reunirá os principais trabalhos do mundo. Os projetos e produtos inscritos concorrerão nas categorias Acessórios Pessoais, Ambientes, Casa, Comerciais & Industriais, Comunicação, Design de Interface, Design de Serviço, Embalagens, Entretenimento, Escritório, Estratégia de Design, Estudantes, Informática, Jóias, Lazer & Recreação, Médicos & Científicos, Pesquisa, Têxtil e Transportes Automóveis. Ecodesign, uma categoria até a edição passada do prêmio, tornou-se um item de avaliação para todas as categorias.

Para participar do prêmio, o trabalho deve ter sido colocado em distribuição comercial no Brasil entre os dias 6 de fevereiro de 2009 e 6 de fevereiro de 2011. Isto significa que o produto deve estar disponível, na sua forma definitiva, para venda ao usuário final durante aquele período. Se o projeto consistir de um Conceito de Design ou estiver na fase de Protótipo, ele deve ter sido finalizado ou submetido ao cliente entre o dia 6 de fevereiro de 2009 e o dia 6 de fevereiro de 2011. Os projetos de Pesquisa em design devem ter sido apresentados ao cliente ou à instituição de ensino entre o dia 6 de fevereiro de 2006 e o dia 6 de fevereiro de 2011.

O regulamento do IDEA/BRASIL 2011 está disponível no site www.ideabrasil.com.br onde os interessados podem fazer a inscrição.

SOBRE A OBJETO BRASIL
A Associação Objeto Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) direcionada para a promoção do design brasileiro no Brasil e no exterior. Fundada em 1996, tem sede em São Paulo e abrangência nacional. A entidade teve como presidente de honra o empresário José Mindlin, morto em fevereiro deste ano, e sua diretora executiva é Joice Joppert Leal.

A entidade tem por missão estimular uma mobilização em prol do desenvolvimento do design brasileiro, promover o seu aperfeiçoamento técnico, estético e tecnológico de forma a agregar valor ao nosso produto, contribuindo para aumentar a competitividade e a sustentabilidade da nossa indústria no mercado globalizado.

Vemos o design como parte atuante na sustentabilidade econômica, social e ambiental do país, valorizando produtos e serviços de forma tangível e intangível. Dissemina conceitos de cidadania e promove o desenvolvimento através da geração de renda, trabalho e qualidade de vida.

A Objeto Brasil foi fundada tendo como primeiro grande desafio realizar ações voltadas para a comemoração dos 500 anos do Brasil, com o objetivo de resgatar e valorizar as tradições de nossa cultura material. Com essa visão organizou a exposição Brasil, 500 Anos de Design, instalada na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Parque da Luz, ambos na capital paulista – um vasto panorama de nosso artesanato, das artes e ofícios e das influências que vieram a dar origem ao design brasileiro contemporâneo.

Desde então, a entidade promoveu exposições e participou de curadorias; articulou convênios com organizações públicas e privadas nacionais e internacionais; organizou cursos, seminários e oficinas, bem como ações de treinamentos e capacitação para profissionais de design e estudantes da área; elaborou publicações sobre o design brasileiro, entre outras ações. Empenhada na tarefa de abrir espaço para nosso design no exterior, promoveu exposições e seminários sobre o design brasileiro na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Portugal e países escandinavos.

Atualmente, a Associação Objeto Brasil, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimento (Apex-Brasil), organiza o Prêmio IDEA/Brasil. Essa premiação está integrada ao International Design Excellence Award (IDEA), o maior prêmio de design dos Estados Unidos e um dos maiores e mais prestigiados do mundo, realizado com a chancela da Industrial Design Society of America (IDSA).

www.objetobrasil.com.br

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...