Paralela móvel vem para arrasar…

Paralela móvel, feira de mobiliário, está em sua primeira edição e apresenta peças premiadas com o tema BRASILIDADE

A 1ª edição da Paralela Móvel, que teve início no dia 15 de fevereiro no prédio da Bienal de São Paulo, apresenta novidades do design contemporâneo em mobílias desenvolvidas com riqueza de detalhes, conforto, praticidade e, claro, com o tema da brasilidade. O evento anuncia diversos lançamentos em poltronas e sofás, entre eles peças dos designers Aristeu Pires, Formaludens, Celina Design, Estúdio Glória, Corporação de Ofícios, Pedro Petry, entre outros nomes do segmento.

A Paralela Móvel é resultado de uma parceria entre a curadora Marisa Ota, da Paralela Gift, e a representante, Maria Cecilia Ismael Rima, da ABUP Show. A Paralela Móvel acontece dentro da 2 ABUP Móvel SHOW, no prédio da Bienal. Em um espaço de 1.000m², foi norteada por trabalhos autorais, como já acontece na Paralela Gift. Para Marisa Ota esta é uma oportunidade de integrar know-how com o objetivo de agregar conteúdos em um só espaço: “O mercado dá sinais de que esta parceria é necessária”, explica. Sempre inovando, a Paralela Móvel contará ainda com um Lounge assinado pelo designer Bruno Jahara.

A convite da Paralela Móvel, o artista plástico Guilherme Kramer é um dos participantes da exposição “Sinta-se à vontade” que acontece no evento. Kramer lança na feira uma série de bancos de madeira reciclados chamada de “SP-Centro”, cuja linha transcreve a idéia de que as artes plásticas transitem no meio do mobiliário. São 5 bancos e 5 formas de enxergar o centro da cidade segundo seu autor. Inspirado na cidade de São Paulo, o criativo da linha de assentos acredita que essa metrópole é uma mistura de sensações. “São Paulo é um liquidificador de todas essas sensações, um lugar que gosto muito de frequentar, onde vejo e sinto a cidade pulsando de forma concentrada e louca”, afirma Kramer.

ARISTEU PIRES

Esquecendo a ostentação e mantendo suas criações sob o olhar de um design prático, moderno e simples, as peças do designer Aristeu Pires o

expressam bem estar e conforto. Aristeu reforça, por meio do seu trabalho, a importância da decoração de uma casa, que segundo ele deve conter em seus detalhes a essência do morador.

POLTRONA GISELE

A poltrona Gisele (ao lado), assinada por Aristeu, recebeu o 1º lugar na categoria Mobiliário no 21º Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira (2007). Construída em madeira maciça, seu conforto em dias quentes é propiciado pela corda de algodão cru no assento e encosto (120 metros). Também disponível em pufe e na versão estofada.

POLTRONA BEATRIZ

Com uma uma estrutura simples e delicada, a poltrona Beatriz conta com uma estrutura que pode ser multiplicada, transformando-se em um sofá de 2, 3 ou 4 lugares. Desenvolvida em jequitibá, imbuia ou louro freijó, sempre com madeira com certificado de origem emitido pelo IBAMA.

FORMALUDENS

A Formaludens foi criada por um grupo de designers que resolveram criar móveis com as diversas formas, resultando em peças do uso cotidiano com desenhos contemporâneos. Seu principal objetivo é valorizar o uso dos materiais, principalmente a madeira e as fibras naturais, desenvolvendo peças que encontrem um ponto de equilíbrio entre sustentabilidade, conforto, durabilidade e uma estética elaborada e contemporânea.

POLTRONA ÓRBITA

Possui anéis circulares de diferentes dimensões e estofados, seus pés são desenvolvidos sob a peroba de demolição trabalhada por meio de técnicas artesanais de marcenaria.

CELINA DESIGN

Fundada há 72 anos, a Celina Design iniciou seu trabalho apenas com reformas de mobílias, mas com o sucesso nas restaurações passou a fabricar  sofás  clássicos. Sua equipe de designers   forma  o  Studio Celina, que desenvolve  peças focando suas criações em características essenciais no desenvolvimento de mobílias para a casa.

SOFÁ BEATRIX

O sofá Beatrix possui assento e encosto fixos, almofadas soltas no encosto com fibra siliconada, estrutura em madeira de reflorestamento e pés em metal.  Pode ser encontrado em diversas configurações e tamanhos.

SOFÁ QUEBEC

Com acento solto e encosto fixo, o Sofá Quebec possui estrutura em madeira de reflorestamento, pés em madeira e pode ser encontrado em diversas opções de tamanhos.

FETICHE DESIGN PARA CASA

Criada pelos designers Carolina Armellini e Paulo Biacchi, a Fetiche Design para Casa é uma marca de móveis contemporâneos que não possui materiais ou processos específicos que limitem as suas criações. A Fetiche  sempre  busca o ineditismo em suas peças.

POLTRONA E BANQUINHO BARRACO

Estrutura em madeira com pintura laca brilhante, assento em Feltro Industrial (confeccionado a partir de resíduos da indústria têxtil) e botões na cor da estrutura.

CADEIRA URBANA

Estrutura em MDF com pintura especial emborrachada e pés em madeira maciça clara Tauari.

Paralela Móvel na ABUP Móvel SHOW

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...