Brasil – Diversidade em revestimento cerâmico

Em tempos onde a palavra de ordem é diversidade, o Brasil tem a oportunidade de mostrar sua essência. Uma nação formada por uma deliciosa mistura de povos, culturas, influências. Um rico mosaico que se transforma todos os dias. Ninguém melhor do que o setor cerâmico brasileiro para mostrar a qualidade que a composição de formas, cores e estilos pode proporcionar ao seu projeto. Descubra as diferenças.



O Brasil possui o quinto maior território do mundo, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados (50% da América do Sul). Está entre as cinco nações mais populosas, com 190 milhões de habitantes. O PIB brasileiro é de aproximadamente US$ 1,3 trilhão (2008), posicionando-o entre as dez maiores economias mundiais. Com uma indústria diversificada e muito competitiva, o Brasil apresenta um setor de agronegócios altamente produtivo, um moderno sistema de serviços e negocia com praticamente todos os países do mundo. Detém, ainda, 20% de toda a biodiversidade do planeta. O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo.

O Brasil é um dos principais protagonistas no mercado mundial de revestimentos cerâmicos, ocupando a segunda posição em produção e consumo. Em 2008, foram produzidos 713,4 milhões de metros quadrados, para uma capacidade instalada de 781 milhões de metros quadrados. As vendas totais atingiram 686,8 milhões de metros quadrados, sendo 605,4 milhões de metros quadrados vendidos no mercado interno e 81,4 milhões de metros quadrados exportados.

Neste mesmo período, o mercado de revestimentos cerâmicos, como os demais segmentos produtivos, sofreu os efeitos da crise mundial. O processo de expansão produtiva tende a se retrair, acompanhando a tendência do mercado consumidor. Observa-se, no entanto, um avanço em desenvolvimento de produtos e ganhos de competitividade, assim como a disseminação do uso de cerâmica em diferentes aplicações e ambientes.

Os Estados Unidos seguem como maior importador, apesar da crise no mercado imobiliário, sendo o Brasil seu quarto principal fornecedor. Em 2008, o Brasil exportou para 129 países de todos os continentes, totalizando 81,4 milhões de metros quadrados, o que corresponde a um valor de US$ 365 milhões. Os dez principais destinos das exportações brasileiras são, na sequência: EUA, Argentina, Paraguai, Chile, República Dominicana, Costa Rica, Uruguai, Honduras, Reino Unido e Jamaica.

A Anfacer – setor de revestimentos cerâmicos do Brasil é constituído por 94 empresas, com 117 plantas industriais. Instaladas em 18 estados, tem sua maior concentração em São Paulo e Santa Catarina e em expansão na região Nordeste do país. Segmento produtivo de capital essencialmente nacional, é também um grande gerador de empregos, com mais de 25 mil postos de trabalho diretos e em torno de 200 mil indiretos, ao longo de sua cadeia produtiva.

Uma característica típica da produção brasileira, e única no cenário mundial do setor, é a utilização de dois processos produtivos distintos em seu parque industrial: a Via Seca e a Via úmida. Os fabricantes brasileiros estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo e, a quase totalidade de sua produção está em conformidade com as normas internacionais de qualidade. Em 2007, foi publicada a Norma Brasileira para Porcelanato – ABNT NBR 15463, primeira iniciativa mundial do gênero que afirma o compromisso da cerâmica brasileira com a qualidade.

REVESTIR – A Fashion Week da Arquitetura e Construção

A REVESTIR – Feira Internacional de Revestimentos – é o principal evento de lançamentos de revestimentos da América Latina. Apresenta, a cada nova edição, produtos e soluções inovadoras para profissionais de engenharia, arquitetura, design de interiores, revendas e compradores internacionais. Realizada anualmente no mês de março, em São Paulo, figura hoje entre as mais importantes feiras do setor no mundo.

A REVESTIR é um evento eminentemente de negócios, com participação de centenas de expositores e público superior a 40 mil visitantes, procedentes de mais de 65 países.

O Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, integrado à feira REVESTIR, reúne mais de 4 mil profissionais altamente qualificados. Importante fonte de informação e atualização, é composto por palestras, debates e atividades temáticas, com conteúdos sob medida para designers de interiores, revendedores, representantes comerciais, construtores, arquitetos e fabricantes.

Grandes nomes internacionais participam do Fórum a cada edição. Já se fizeram presentes como palestrantes: Daniel Libeskind (EUA), David Fisher (Itália), Richard Macri (EUA), Ma Yansong (China), Patricia Urquiola (Espanha), Karim Rashid, Henry Petroski e Charles Thornton (EUA), Luisa Collina, Fabio Novembre, Massimo Morozzi e Francesco Morace (Itália), Jaime Lerner, Ruy Ohtake e José Carlos Sussekind (Brasil), Greg Sang (Dubai), Henri Ciriani (França), entre outros.

 

ARCH TILE BRASIL – O Uso do Revestimento Cerâmico Brasileiro na Arquitetura.

O Brasil é um grande produtor de cerâmica para revestimentos e sua indústria está alinhada com a melhor tecnologia disponível no mundo.

ARCH TILE BRASIL é um projeto de divulgação da qualidade do produto brasileiro, consolidando sua marca através de grandes projetos arquitetônicos que especifiquem revestimentos cerâmicos. As cerâmicas brasileiras permitem aos arquitetos e designers de interiores criarem projetos sem nenhuma restrição técnica ou artística, com avançada tecnologia, qualidade e design. Podem ser aplicadas em fachadas, ambientes internos e externos, comerciais e residenciais e apresentam ampla diversidade de cores, texturas, tamanhos e formatos.

O projeto ARCH TILE compreende participações em circuitos internacionais de arquitetura e Bienais. Promove, no Brasil e no exterior, importantes fóruns, seminários e debates voltados para informação e qualificação dos profissionais de arquitetura e design de interiores.

Fonte: Anfacer e ApexBrasil

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...