Maiores fabricantes mundiais de revestimentos cerâmicos

A revista internacional Ceramic World Review divulgou recentemente o ranking dos maiores fabricantes mundiais de revestimentos cerâmicos, com base em volume de produção no ano de 2009. Veja a tabela:

Os grupos cerâmicos como RAK, Cerâmica Cleópatra e Marazzi estão entre as primeiras cerâmicas em volume de produção e produtos de valores agregados.

Já entre as cerâmicas brasileiras, o grande destaque foi o Grupo Incefra, com seu 12º lugar em nível mundial e como o maior produtor de revestimentos cerâmicos do Brasil. Outro destaque importante foi o Grupo Roca, que conquitou o 15º lugar, seguido do Grupo Majopar em 19º lugar e ainda o Grupo Eliane, que ficou com o 22º lugar no ambito mundial. Veja alguns produtos desses fabricantes nacionais:

Uma característica da produção brasileira – única no cenário mundial do setor – é a utilização de dois processos produtivos distintos em seu parque industrial: a Via Seca e a Via úmida. Desta forma, os fabricantes brasileiros estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo e, assim, praticamente a totalidade de sua produção está em conformidade com as normas internacionais de qualidade do setor.

Com mais esses expressivos resultados divulgados pela Ceramic World Review, o setor cerâmico nacional pode se orgulhar e parabenizar os profissionais que conquistaram tal reconhecimento.

A principal mensagem a ser retirada deste feito é o incentivo ao desenvolvimento de nossos talentos para além das superfícies e do território. Trata-se de um esforço contínuo a partir da busca de uma criatividade que seja capaz de combinar sensibilidade, atenção às tendências e espírito inovador.

Ainda segundo este levantamento da Ceramic World Review, os criativos de maior destaque em revestimentos cerâmicos são provenientes de: Itália, Brasil, Espanha, México, Irã, Egito.

Muitas vezes, a criatividade desses profissionais está na transposição da natureza, em outras ela corresponde a uma projeção personalista da moda, do design e da tecnologia. De qualquer forma, são recursos que possibilitam dar às superfícies uma nova vida, uma nova aparência, características capazes de atrair olhares e até mesmo mudar o futuro.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...