Especial Revestir 2011…

Cerâmica e revestimentos cimentícios disputam as atenções na Expo Revestir 2011…

Cerâmicas e porcelanatos com impressão digital são o destaque entre as indústrias cerâmicas na Expo Revestir 2011. Os fabricantes conseguiram uma riqueza maior de detalhes através desta técnica. Assim, as cerâmicas parecem mais com piso de madeira, mármore e cimento queimado, proporcionando uma maior qualidade das texturas e efeitos.

Alguns destaques importantes:

A Cerâmica Portinari com a linha Patchwork, que imita retalhos de tecidos, especial para paredes. A linha Skin HD, inspirada em Nova York e São Paulo, com detalhes especiais de relevo em 3D.

 

 

Cerâmica Portobello, a genialidade de Ruy Ohtake pode ser notada em um dos lançamentos que a Portobello trouxe na Expo Revestir, feira internacional de revestimentos que acontece em São Paulo ocorrida em março passado. O renomado arquiteto esteve na empresa, em Santa Catarina, durante diversos dias para participar do processo de criação do porcelanato CONCRETÍSSYMA, cuja aparência e textura são idênticas ao concreto, até mesmo nos movimentos circulares e leves desníveis que esse material representa em sua forma natural.

A mistura de conhecimentos resultou em um produto que promete ser a tendência em 2011 para projetos inovadores, sejam residenciais, comerciais ou urbanos. Para Edson Moritz, gerente de Marketing da Portobello, “o produto é uma interpretação contemporânea, que alia design, inovação, praticidade, beleza e durabilidade do porcelanato”. Ainda segundo o executivo, a troca de experiência entre Ruy Ohtake com a equipe de desenvolvimento da empresa promoveu experimentações únicas. “Dessa união, foi possível criar inacreditáveis tonalidades de cinza” complementa.

O conhecimento de Ruy Ohtake em invenções arquitetônicas nas quais o concreto se destaca foi fundamental para elaboração das peças. “Tenho uma familiaridade muito grande com o concreto, sua textura, suas formas, a riqueza plástica que ele contém. No processo de criação, conversamos um pouco e fiz alguns desenhos no quadro negro do meu escritório e, depois, fomos até uma obra para ver o tipo de concreto, as variações que ele tem para mostrar sua riqueza. Talvez seja um dos materiais mais plásticos da arquitetura mundial”, afirma Ohtake.

 

 

A Cerâmica Via Rosa traz novidades de porcelanatos com texturas e formatos inovadores, os lançamentos desse ano buscaram na natureza a sua inspiração e o resultado são revestimentos surpreendentes.

Madeira –  Linha Wood HD o porcelanato da coleção Madeira é apresentado em dois acabamentos. O Demolição HD com a aparência rústica e os veios da madeira de demolição que retrata madeiras encontradas em construções históricas e o modelo Parquet HD que confere ao ambiente a elegância das madeiras nobres.

Breccia HD –  Linha Stone, o porcelanato Breccia HD utiliza a técnica do relevo de prensa para criar no revestimento o desenho de relevos apresentados nas pedras canjiquinhas.

Minerale –  Linha Sedimento o Minerale é um porcelanato esmaltado, com acabamento rústico e alto coeficiente de atrito, tem fácil manutenção.

Petra Nativa HD –  Linha Stone, o revestimento Petra Nativa HD, acetinado, com aparência rústica e aspecto fino, utiliza a técnica do relevo de prensa, o resultado é a sensação de sobreposição e naturalidade das pedras.

 

 

E também a Cerâmica Biancogrês apresenta a linha de porcellanatos digitais IMAGGIO HD.

O destaque é a coleção Porcellanato Ravenna Imaggio HD. Seu design foi inspirado nas madeiras de demolição. Os desenhos em altíssima definição permitem uma grande variedade de estampas. As peças são praticamente únicas, diferentes entre si, elas reproduzem com maior fidelidade o aspecto natural da madeira, reproduzindo de forma surpreendente seus veios e diferentes colorações.

Outro destaque é a Linha Provenzale, uma monoporosa que lembra papel de parede. Como as flores têm sido tema recorrente no décor, com isso a inspiração foi no provençal francês o tom para uma linha inovadora de revestimentos para parede.

Essa coleção de monoporosas usa texturas e o acabamento acetinado para uma experiência sensorial, criando um efeito de papel de parede. A delicadeza das peças compõe ambientes clássicos, com uma atmosfera romântica.

 

 

Outro elemento que se destacou na Revestir 2011 foram os revestimentos cimentícios, cujos relevos tridimensionais e impactantes também fizeram muito sucesso…

Os revestimentos cimentícios são feitos a partir de concreto e chamam a atenção por proporcionarem texturas e relevos únicos às paredes e fachadas. Com formatos cada vez maiores, tais revestimentos cimentícios inspiraram-se em elementos da natureza, como rochas, bambus, bosques e ondas.

A Castelatto trouxe a coleção Scaleno, com peças que podem ser assentadas na horizontal ou na vertical, indicadas para paredes internas, externas e até fachadas. Outra novidade é a Immagini Bosque, uma ilustração nítida vista de longe, num estilo impressionista que lembrava a pintura do mestre Monet. Além disso, as nuances do desenho mudam de acordo com a iluminação, variando no decorrer do dia conforme a luminosidade do Sol. Já a coleção Kynês destacou as curvas em alto relevo do revestimento, numa suave sugestão de movimento. Aliás, esta coleção está disponível em várias cores, como chumbo, cinza, fendi, areia e branco.

 

 

A Solarium, assinada por Renata Rubim, traz inspiração proveniente dos tecidos para os relevos da linha Catavento. Já a linha Geo mostrou influência das rochas e a linha Losango é mais recente novidade para revestir paredes internas ou externas…

 

 

A linha Curves, da Santorino Pisos, destaca-se com suas ondas em alto relevo. É uma linha indicada para utilização na horizontal ou na vertical para revestir paredes.

Verifique o vídeo que dá mais detalhes:

http://designceramico.com.br/wp-content/uploads/2011/04/Impress_o_digital_nos_revestimentos_aumenta_a_qualidade_das_.flv

fonte do video: Casa Claudia TV

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

You may also like...

x
Assine nosso boletim

Informe seu email e fique por dentro