Prêmio ASPACER Design Cerâmico 2011 – Categoria Fornecedores

 

O site Design Cerâmico apresenta os vencedores e todos os participantes do concurso Prêmio ASPACER Design Cerâmico 2011 na Categoria Fornecedores, inclusive seus motes e suas inspirações.

 

Em 1º lugar: Rodrigo Battistini dos Santos (Endeka) com a inspiração do Quartzito.

Descrição pelo autor: “Design inspirado nas peculiaridades únicas das pedras naturais com a versatilidade das versões in/out, conceituando uma linha multi ambientes. A sutileza do brilho com o toque do efeito italiano de lapattura para áreas internas, concomitante com a rusticidade natural da pedra para áreas externas, ambos aliados as qualidades técnicas do porcelanato esmaltado. Finalmente a brincadeira com a montagem de modularidades, o que ilustra ainda mais o design como uma ferramenta sem limites para a imaginação…”

 

Em 2º lugar: Renata Rigato (Esmaltec) com inspiração no efeito Madrepérola e nas ondas emaranhadas.

Descrição pela autora: “Um efeito diferente que se tem visto hoje em alguns produtos mais sofisticados é o “efeito Madrepérola”ou “efeito Camaleão”, a cor se altera conforme a luz é refletida. Hoje esse resultado é conseguido com um material específico, importado, que tem um alto custo, encarecendo o produto final.

O objetivo desse projeto é conseguir esse mesmo efeito com materiais já utilizados no processo produtivo das cerâmicas, viabilizando o produto.

O Padrão de desenho em ondas emaranhadas juntamente com o degradrê de cores possibilitam paginações contínuas. A composição com cores também traz a sensação de um ambiente mais moderno.

Inspiração: Rosa Chá – Paleta de cores – Tendência Outono Inverno 2011.”

 


 

Simone Sanches Tezzotto (Fritta SL):  Com o painel “Era uma vez”, inspirado em histórias com príncipes, princesas e contos de fadas, Simone desenvolveu este produto em terceira queima com muito ouro, lustre e púrpurina, simbolozando a nobreza, o poder, o principesco. Os florais de traços simples, delicados e soltos reforçam a idéia de atualidade, modernidade, feminilidade de uma forma lúdica.

 

Silvia Mortais (Triunvirart) Inspirada em florais e renda, Silvia apresentou um painel de terceira queima com diversos materiais e técnicas que remetem a papéis de parede – aqui nas variações dos tons de branco, rosa e verde. Para  realçar os detalhes das flores, estas foram introduzidas com hidrojato.

 

Juliana Mantagnoli (Colorobbia) apresentou o painel “Preziozi” com inspiração em mármores naturais que são reproduzidos em porcelanatos com alto brilho através da aplicação de uma nova tecnologia: Impressão Digital HD em conjunto com polimento – o que possibilita uma grande variação gráfica sem abrir mão da beleza, riqueza e acabamento dos mármores.

 

Gladimir Flores (Colorminas) inspirado na Montanha, numa referência principalmente às pedras rústicas. Com acabamento de lapatura em base de via seca que proporciona movimento ao desenho. Já as cores tiveram a preferência de tons de cinza escuro para oferecer mais aconchego e realçar ainda mais o efeito de brilho que a lapatura traz.

 

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...