Prêmio ASPACER Design Cerâmico 2011 – Categoria Pequenos Formatos

 

O site Design Cerâmico apresenta os vencedores e todos os participantes do concurso Prêmio ASPACER Design Cerâmico 2011 na Categoria Pequenos Formatos, inclusive seus motes e suas inspirações.

 

Em 1º lugar: Antonio Carlos Rodrigues (Cerâmica Atlas), cujo trabalho se inspirou na sustentabilidade.

Descrição pelo autor: “Material criado com base na preocupação de encontrar uma finalidade para os rejeitos, resíduos e outros mais restos gerados durante o processo produtivo.

Disponível no formato 2,5×2,5 cm em 20 cores, o produto é feito com 65% de material reciclado, massa composta por resíduos sólidos da própria empresa (descarte de revestimentos cerâmicos, descarte de pastilhas de porcelana e bandeijas refratárias).

Toda a fabricação do REC 65 tem a preocupação de preservar o meio ambiente. Assim, os resíduos de lavagem das esmaltadeiras coletadas nos tanques foram transformados em pasta com a eliminação de toda água existente – água essa que, depois de tratada, retorna ao sistema normal produtivo.

A empresa vem demonstrar, com esse lançamento, que tem sérias preocupações em ajudar na proteção do Meio Ambiente. Aliás, a reciclagem é um dos caminhos mais inteligentes para essa finalidade, pois destrói o que era inútil e beneficia a ecologia, trazendo ao mercado um produto que oferece aos ambientes um excelente visual estético.”

 

 

Em 2º lugar: Luciana Langone Altero (Jatobá) com inspiração no Bico de Jaca, traz uma coleção assinada pelo designer e arquiteto Marcelo Rosenbaum.

Descrição pela autora: “A coleção é inspirada no fruto trazido da Índia, no século XVIII, e que caiu no gosto popular brasileiro, principalmente na região do Recôncavo Baiano.

A jaca, com sua exuberância tropical e brasilidade legitimada, foi nossa inspiração para a linha de pastilhas que criamos.  A referência mais específica é o Bico de Jaca, textura muito utilizada em vidro, nos anos 70 e 80, e que dá nome à coleção.”

São três exercícios feitos sobre o mesmo tema Jaca: o uso de uma inovação tecnológica de estamparia, a aplicação de pastilhas com relevo (painel) e a composição de mosaicos com pastilhas estampadas.

 

 

 


 

Infelizmente esta categoria não recebeu mais inscritos. Olha aí uma oportunidade de mercado para profissionais da área e novos designers!

 

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...