Oak, projeto estudantil colaborativo

Este é Oak (“Carvalho”, em inglês), resultado de um workshop extracurricular colaborativo de estudantes da Lund University School of Industrial Design, na Suécia. O objetivo: explorar os arquétipos e os estereótipos do universo da mobília.

O grupo desenvolveu um conjunto de peças independentes, mas que na verdade demonstram-se incrivelmente coerentes. Certamente colabora bastante para esta impressão o fato de que são todas fabricadas a partir de uma mesma matéria-prima: o carvalho americano.

Um dos estudantes participantes do workshop, Karl Jonsson, descreve como todas as peças foram reduzidas às suas origens. A partir destes elementos essenciais, somados a uma boa pitada de humor, novas peças foram sendo criadas, enquanto se levava em consideração características como forma, utilização e interação com o ambiente. (Catálogo em PDF)

A cereja deste bolo saboroso? O conjunto Oak foi exibido durante a edição 2011 da Feira Internacional de Móveis de Milão, Itália.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...