Tendências: Pixel Design

Notou como o computador está ficando invisível? Já pensou como tablets e smartphones são computadores poderosos que sequer percebemos?

Pois é, cada dia as fronteiras entre o digital e o analógico se dissipam mais – elementos que até pouco tempo atrás consideraríamos estranhos, hoje já são aspectos cotidianos de nosso dia a dia que nem notamos…

Então que tal um olhar provocativo, um deslocamento destes objetos cotidianos para um novo patamar, despertando nossa curiosidade e estranhamento?

É a proposta do pixel design: um olhar diferente sobre aspectos do nosso cotidiano tecnológico que já estão se tornando invisíveis para nós.

Pixel é a menor unidade que forma uma imagem digital, sendo que um conjunto de milhares de pixels compõe uma imagem digital completa. Cada uma destas unidades é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e através da combinação das tonalidades de três pixels é possível exibir cerca de 16,7 milhões de cores diferentes.

E é justamente a partir desta unidade digital que designers ao redor do mundo estão construindo novas referências visuais.

Destaque para o trabalho do designer inglês de origem espanhola Cristian Zuzunaga, com trabalhos que vão de lenços e tapetes a sofás e até mesmo exposições em galerias de arte.

Outro designer que chamou muito a atenção utilizando estes recursos foi o japonês Kunihiko Morinaga, da grife An Real Age. Durante a Semana de Moda do Japão realizada na semana passada, Morinaga exibiu uma provocativa coleção outono/inverno baseada no design pixelado, numa referência nostálgica aos gráficos de 8 bits dos videogames e computadores dos anos 80 e 90.

Sim, na segunda década do século XXI, já estamos com saudade dos bons tempos do início da digitalização de nossas vidas… e o design já está ligado nisso.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...