Tendências para Cersaie 2011 – Evolução da cerâmica

Sobre o conceito de mudança e transformação social juntamente com uma nova compreensão dos materiais cerâmicos, a função da cerâmica com relação ao design e arquitetura, lazer e relacionamentos entre as pessoas, a renúncia de cerâmica Evolução de tudo – explicou o arquiteto e designer Franco Origoni.

Na Cersaie 2011, que acontece em setembro, Bologna – Itália, será apresentada várias questões como: Onde será os limites de utilização da cerâmica ou onde nós queremos nos limitarmos em utiliza-la.

Segundo Origoni, ” É também uma forma de recuperar a verdadeira natureza deste produto, cresceu um pouco de cada vez através de pequenas mudanças, adições de processamento, isto é como incríveis produtos que nascem”.

Um dos destaques são produtos mais limpos, sem bactérias… É aqui que entra a proteção Microban.

A Microban e o Grupo Panari juntaram-se para fornecer proteção antibacteriana para a sua gama completa de paredes em cerâmica e mosaicos de chão. Os mosaicos cerâmicos Love Tiles são bem conhecidos pela sua beleza, durabilidade e desempenho; a adição da tecnologia antibacteriana com prata Microban® proporciona um nível contínuo de protecção contra o crescimento das bactérias nocivas.

Porquê a Protecção Microban®?

As bactérias e outros microrganismos são um facto da vida. Estão sempre presentes, em todo o lado e à nossa volta. Por muito que tentemos, não é possível evitá-los. Alguns são bons, outros são neutros, mas uma pequena percentagem é perigosa. Por isso, faz sentido fazermos o possível para nos protegermos contra os seus efeitos potencialmente indesejáveis e nocivos.

Até que ponto os seus revestimentos estão limpos?

As bactérias no chão podem constituir uma fonte de contaminação cruzada e podem ser perigosas para crianças pequenas que gatinham e brincam no chão, pois a sujidade e os germes estão sempre a ser levados para casa através do tráfego pedestre das pessoas e também pelos animais domésticos!

Se pensarmos nos pontos críticos em termos de bactérias dentro de casa, a cozinha e a casa de banho têm o potencial para o número mais elevado de bactérias nocivas que podem rapidamente disseminar-se.

Com o pesado tráfego pedestre em áreas públicas não é surpreendente que num inquérito de fornecedores de serviços alimentares e proprietários de restauração 85% dos inquiridos* disseram que estavam preocupados com o crescimento das bactérias, bolor e fungos detectados no chão das instalações dos seus restaurantes.

É importante não esquecer que com as condições adequadas de calor, uma fonte alimentar, tempo e um pouco de humidade, as bactérias podem duplicar de número a cada vinte minutos.

*Pesquisa realizada pela Decision Analyst em Junho de 2006.

Então como é que isto funciona?

Assim que as bactérias entram em contacto com a superfície Microban, a tecnologia entra em ação interrompendo o seu funcionamento biológico e desse modo, as bactérias não podem crescer nem reproduzir-se e o seu ciclo de vida termina. Como a tecnologia antibacteriana com prata Microban é incorporada no vidrado do mosaico durante o processo de fabricação, ela combate continuamente o crescimento das bactérias durante a vida útil do produto. Contrariamente aos desinfetantes de superfície que só eliminam temporariamente as bactérias da superfície do revestimento, a proteção Microban atua continuamente – mantendo a superfície da cerâmica mais higiênica entre as limpezas.

Com a marca Microban pode estar seguro que vai obter proteção antibacteriana contínua, durável e eficaz, com o apoio do Programa de Certificação Microban – um programa de controle de qualidade concebido para monitorizar todas as aplicações Microban e assegurar que todos os produtos que apresentam logotipo e marca Microban são regularmente analisados através de métodos de teste internacionalmente conhecidos para corroborar as suas reivindicações tecnológicas.

Como crescem os micróbios?

Só porque não conseguimos ver as bactérias não quer dizer que não estejam lá. E apenas quando se multiplicaram até às centenas de milhares é que podem ser vistas a olho nu.

Abaixo pode observar uma cronofotografia tirada com um microscópio focal ao longo de um período de 24 horas – mostrando o crescimento das bactérias numa superfície desprotegida e também numa superfície onde a proteção antibacteriana Microban foi incorporada.

Observe a proteção da Microban em ação 
Imagem de Amostra do You Tube

A proteção antibacteriana Microban melhora a qualidade do produto de quatro modos:

  • Prolongamento da vida útil do produto – a vida útil de um produto pode ser prolongada se não for sujeita a deterioração bacteriana.
  • Limpeza visível – a limpeza do produto pode ser visivelmente melhorada com uma solução antibacteriana e/ou antifúngica.
  • Limpeza invisível – os micróbios são invisíveis, mas ainda estão lá! Nos têxteis, nos chãos, nos mosaicos de parede, nas bancadas de cozinha, etc. O seu crescimento pode ser controlado significativamente.
  • Odor reduzido – os micróbios podem provocar odores tóxicos – pense no equipamento de ginástica. Ao reduzir os micróbios reduz também os odores.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...