Feira de design e produtos contemporâneos

Feira de design e produtos contemporâneos completa 10 anos, na Bienal de São Paulo

De 24 a 27 de agosto aconteceu em São Paulo a 20ª edição da Paralela Gift, uma das principais feiras de design contemporâneo destinada a lojistas de todo o Brasil. Sob o comando da empresária e designer Marisa Ota, a feira completa 10 anos de sucesso e admiração.

A missão da Paralela Gift é estimular a criação autoral, a utilização de novos materiais e a produção sustentável. Para facilitar e otimizar a visitação dos lojistas de todo o Brasil, as feiras Paralela Gift e Abup Show aconteceram simultaneamente no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera. Foram duas feiras independentes, mas compartilhando o mesmo espaço. É mais acesso aos principais lançamentos de design, decoração, utilidades e presentes!

Segue alguns dos produtos expostos:

JODJA

Uma marca de boas idéias, sempre interessante e com algo novo por vir. A experiência dos profissionais de Jödja permite aliar criatividade e viabilidade aos produtos, um contraponto à produção em série. O resgate da alma de fabricante, itens com assinatura e garantia de origem são marcas da Jodja, que acredita na produção exclusiva. Seu último lançamento, a Moringa #1, acaba de arrematar o mais importante prêmio do design de produtos mundial, o iF Product Design Award 2011. Desenvolvida inteiramente em porcelana (sem a utilização de esmalte em seu interior), resgata a característica original do produto de resfriamento natural da água sem a necessidade do uso da geladeira. Outro ponto interessante é que a moringa é totalmente fabricada no Brasil e visa reduzir o consumo de garrafas e copos plásticos, uma vez que a peça é composta por um recipiente e uma tampa que serve também como um pequeno copo arredondado.

A&S IMPORTADORA

A A&S Importadora traz produtos com design inovador ao mercado nacional. Dedicada à importação e representação exclusiva no Brasil de marcas internacionais, a A&S busca constantemente produtos que transformem o trivial em algo criativo e inusitado. Seus produtos unemdesign, sustentabilidade e humor, além de prezar pela inovação e qualidade. Atualmente, a A&S Importadora representa exclusivamente no Brasil três marcas de renome mundial: Hu2 Design, Bedol e Takkoda.

SÉRGIO MATOS

O estúdio de design Sérgio J. Matos, criado em 2010, é voltado para a criação e comercialização de peças assinadas pelo próprio designer. Suas peças possui uma forte identidade, que valoriza os trabalhos artesanais e sustentáveis. Um dos diferenciais do estúdio é fazer projetos exclusivos, onde confecciona peças únicas ou com produção limitada, desenvolvidas junto com o cliente.

Além de ministrar workshops com foco no design de produtos, Sérgio também desenvolve projetos para a indústria de móveis e de decoração. Presta consultoria em design e gestão de design, e participou da edição 2010 e 2011 do Salone Satellite em Milão – Itália,  Exposição no Hotel HILTON Morumbi – São Paulo-SP , Exposição 100% Design – Fortaleza-CE entre outros.

MOVE MÓVEL

Criada pela designer Moricy Chaim, a expositora traz como lançamento uma mesa com o diferencial de interagir com o consumidor. Com peças voltadas para o tema brasilidade, a Move Móvel utiliza em seu trabalho produtos em madeira com certificado de origem florestal. É o caso do cedro, o freijó, o jequitibá e até mesmo das madeiras de reaproveitamento.

Desenvolvida em diferentes formatos, a Mesa – Conceito oferece a possibilidade de inventar uma peça exclusiva, disponibilizando a combinação entre diferentes tampos, pernas e pés (cabriolet, bilro, palito e taco). Para a designer, há pouco tempo a procura por mobílias personalizadas era rara, mas esta demanda está aumentando. No portfólio da Move Móvel estão mesas, criados mudos, penduradores, entre outros.  Todos os produtos trazem em seus detalhes o conceito de mobiliário mutante aliado à durabilidade.

RUBENS SZPILMAM

Referência na produção de acessórios para banheiro em resina de poliéster,  o artista plástico e designer Rubens Szpilman demonstra seu talento num outro nicho da decoração, com o lançamento de uma linha de móveis.  Uma banqueta, com estrutura em madeira maciça certificada Lyptus®, e tampo em resina de poliéster foi o ponto de partida e inspiração para a Linha Dulcora. O nome, dado por Túlio Mariante, remete às saudosas balas coloridas que ainda estão no imaginário de quem viveu as décadas de 70 e 80. As 30 opções de cores (16 opacas e 14 translúcidas) remetem aos drops que é um dos ícones de uma geração.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...