O bem-estar em primeiro lugar

A praticidade seguida da necessidade de espaço para a boa circulação, foram as bases para o projeto da designer de interiores Adriana Scartaris, em um apartamento de 220m², no Tatuapé em São Paulo.

A obra para a nova residência contou com a troca de todos os revestimentos, além da instalação de ar condicionado, som ambiente, home-theater integrado, novo projeto luminotécnico e forros em gesso.

Para atender uma jovem família de pai e mãe com menos de 40 anos, uma filha de 17, outra de 15 e um bebê de 6 meses, a profissional percebeu que todas as escolhas giravam em torno das necessidades do mais novo membro da família, que pedia praticidade, espaço para brincar e correr, móveis sem cantos vivos, e materiais que pudessem facilitar a limpeza.

Usando cerâmica no living e no terraço, com apenas um tapete em couro no primeiro ambiente, Scartaris prezou pela futura liberdade ao bebê com os primeiros passos e para que tudo ficasse bem prático na manutenção, com uma melhor fluidez nos espaços, e cantos levemente arredondados em todos os móveis.

A principal tendência apresentada neste projeto foi o uso de cores básicas com toques de tons vibrantes, além da mistura de materiais naturais. Para a cozinha, detalhes em vidro vermelho trazendo a cor de preferência da dona da casa, enquanto os quartos das filhas foram coloridos com as tonalidades que mais as agradavam.

A opção por vidros aplicados nas portas tanto da cozinha como dos quartos das meninas abre caminho para facilitar a troca da cor quando sentirem necessidade, sem grandes investimentos ou dificuldades.

Já para o living, terraço gourmet e demais ambientes, o pedido foi por aconchego para que os moradores estivessem sempre em um “ninho”, criado por conta da mistura de materiais naturais como algodão, couro, pastilhas de coco, objetos em madeira e fibras.

Soluções básicas de automação foram suficientes para atender o cliente em suas necessidades, como som ambiente, home-theater e iluminação integrada no living, que privilegia a luz aconchegante e quente, sem pontos que ofusquem a visão. Para os ambientes internos, a iluminação é feita com dimmer para cenas de estudo e repouso.

Para dar mais realce ao projeto, o uso de revestimento de alta qualidade ficou por conta do porcelanato espanhol padrão crema marfil, com destaque para os inserts no hall de entrada, onde também possui um luxuoso papel de parede com grandes flores, igualmente utilizado no lavabo, ambos customizados com aplicação de pedras swarovski nas cores âmbar e prata. Ao todo foram aplicados 2600 cristais nos dois ambientes.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...