Origami é inspiração na arquitetura e muito mais…

A Casa Garrafa de Klein em Melbourne, na Austrália, por McBride Charles Ryan, é uma casa de férias super contemporânea com um toque origami. A garrafa de Klein é um modelo descritivo de uma superfície desenvolvida por matemáticos topológicos e serviu como uma grande inspiração para que os arquitetos da casa encontrassem novas relações espaciais e configurações.

A estrutura da casa está baseada na forma da garrafa de Klein e está rodeado por um pátio central, com escadas que interligam todos os pisos no interior. As cores do exterior têm um papel importante ao enfatizar a qualidade origami, mediando a relação da casa com a beleza de seus ambientes naturais selvagens.

Além de ser um colírio para os olhos,  esta agradável geométrica e o desafio de movimento foram também inspiração para os novos painéis que a designer brasileira Renata Rubim desenvolveu para o Grupo Incefra.

Outros exemplos que se inspiraram no origami são o Museu de Arte de Tel Aviv, em Israel, os móveis do J1 Studio, os papéis-dobradura de Matthew Shlian, as capas dobráveis, a luminária Rock, da italiana Limini, os objetos da Jennifer Cameron e até mesmo uma vitrine da Lacoste…

Confira mais algumas fotos:

 

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...