Expo REVESTIR 2013: principais tendências

 

Tradicionalmente uma das maiores vitrines de tendências mundiais, a EXPO REVESTIR apresentará, em sua 11ª edição, que acontece de 5 a 8 de março de 2013, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o que existe de mais atual em soluções em acabamentos para o setor da construção civil.

Reconhecida pelo mercado como a Fashion Week da Arquitetura e Construção, as propostas e lançamentos, para a edição 2013, apontam para quatro principais tendências: impressão digital e efeito 3D, sustentabilidade, alta tecnologia (nanotecnologia) e top design (parcerias inéditas com renomados designers, estilistas e artistas, do Brasil e do exterior).

Dentre as novidades estarão expostos produtos em cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinhas e banheiros, rochas ornamentais, laminados, madeiras, mosaicos, cimentícios, vítreos, máquinas, insumos e soluções especiais.

geral 

IMPRESSÃO EM ALTA DEFINIÇÃO E EFEITO 3Da impressão em alta definição e efeito 3D ganharam força na última edição do evento e prometem conquistar cada vez mais espaço no mercado. A tecnologia digital permite a reprodução de materiais naturais, como a madeira e a pedra, com a máxima fidelidade de suas caraterísticas estéticas, incluindo veios, texturas e tonalidades. As reproduções e inspirações aparecem nos mais diversos materiais e impressionam pela veracidade da cor, textura e imagem.

Reprodução de mármore e madeiras em cerâmica

impressão digital 

SUSTENTABILIDADEo conceito de sustentabilidade e arquitetura ecofriendly serão duas grandes tendências nos lançamentos da feira. Soluções e iniciativas que ajudam a minimizar o impacto ambiental, sejam através do processo produtivo (redução de matéria-prima e cortes nas emissões de CO²), da tecnologia empregada ou da reutilização de materiais, ganham cada vez mais espaço.

Dentre as novidades estão os revestimentos que reutilizam materiais reciclados, como vidros de lâmpadas fluorescentes e resíduos de telas de TVs e monitores de computadorrevestimentos que eliminam a poluição e purificam, em até 70%, o ar ao redor do ambiente em que está assentado; banheiros ecologicamente corretos (sanitários que possibilitam menor vazão de água; mictórios que funcionam sem necessidade de água e uso de iluminação LED de baixo consumo em móveis e banheiras), reutilização de resíduos de outros materiais na composição do produto final como louças sanitárias; e pisos fabricados com madeira 100% reflorestada, entre outros.

Pastilhas fabricadas com resíduos de louças sanitárias e revestimento que utiliza vidros de lâmpadas fluorescentes e resíduos de telas de TVs e monitores de computador em sua composição.

sustentabilidade

ALTA TECNOLOGIA/ NANOTECNOLOGIAa utilização da tecnologia em prol do design e da arquitetura será a grande novidade entre os lançamentos do evento, com destaque para a utilização da nanotecnologia. Através desta nova possibilidade estão surgindo inovadores materiais, mais versáteis e eficientes, com inúmeras aplicações.

A nanotecnologia pode ser utilizada, por exemplo, para manter pisos e paredes livres de bactérias, sem a necessidade de utilização de materiais de limpeza e no processo da fotocatálise, capaz de substituir gases nocivos (poluição) por oxigênio, purificando o ambiente.

Linha antibacteriana, que reduz até 99% dos microrganismos da superfície e revestimento que purifica, em até 70%, o ar no ambiente em que está assentado.

tecnologia

TOP DESIGN  

Linhas sofisticadas, modernas e atemporais trazem produtos com design exclusivo, assinados por grandes nomes do design, da arquitetura e até da moda. Nomes como Philippe Starck, Antonio Citterio, Ludovica+Roberto Palomba, Roberto Cavalli, Jason Wu e Romero Britto assinam diversos lançamentos que estarão expostos no evento.

Top design

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...