Ateliê Democrático para Design de Ambientes

Portobello aprofunda personalização com novas opções de azulejaria, mosaicos, superfícies brilhantes e até “tapetes”

pbl_amb_kit_artesanal_degrade_sky_32x32_funcional_grelha_br_5x120_nat_colorissima_off_white_30x60_ret_mineral_off_white_90x90_nat_25903-grande

São Paulo, março de 2013 – Todo o guarda-roupa tem sua peça mais sofisticada, colorida e divertida. E com a nossa casa não poderia ser diferente. A Coleção Portobello 2013 traz uma gama ainda maior de linhas para dar aquele toque de design aos ambientes. “Os acessórios, aplicados em paredes únicas, bordas, quinas e até móveis e objetos dão personalidade aos ambientes com os benefícios do porcelanato. Além de mais resistente e de fácil manutenção, ele é, muitas vezes, mais prático e competitivo do que o material natural”, explica Christiane Ferreira, coordenadora de marketing da Portobello.

A Portobello convida arquitetos, engenheiros e consumidores a escolherem em seu “Ateliê” as peças que mais combinam com seu estilo. Além do catálogo com mais de mil produtos, a empresa traz mais de 20 novas linhas de acessórios. Do trabalho artesanal dos mosaicos vem a inspiração para a Linha Max Mosaics (reprodução de marchetaria em madeira prensada 60X60 e cimento apresentado em relevos e volumes gráficos).

A Portobello aprofundou também seu estudo nos ladrilhos hidráulicos em cerâmica, a começar pelo up grade da Linha Rio Retro, um sucesso de vendas de 2012 cuja referência foi o bairro boêmio do Leblon, no Rio de Janeiro. A Coleção 2013 apresenta três novas cores sem desenhos que compõem com as peças decoradas e uma placa de 60X60 com um jogo pré-pronto de peças (com diferentes grafismos), em tons beges e cinzas.

A atmosfera retro continua forte com linhas como a Village, ladrilhos inspirados no bairro homônimo de Nova Iorque com desenhos e cartela de cores atual para uso em pisos e paredes. Esse produto é oferecidos nas opções 20X20 multicolor e monocromática 60×60, além de uma superfície cimentícia que compõem com todos os tons da cartela. A Ampla Design é uma releitura da tendência dos ladrilhos hidráulicos que resultou em uma proposta atual de grafismo e cores. Para grandes superfícies ou detalhes em pisos e paredes, Ampla Design, no formato 60×60, tem opções mini – com superfície gráfica em menor escala – e maxi, onde o desenho passou por uma lente de aumento. A Ampla permite composições em voo solo ou combinada com outros materiais.

Inspirada na tradicional loja londrina Liberty, fundada no Século 19, a Linha Liberty parte de uma cartela de cores enegrecidas e uma releitura das mini estampas para paredes. No formato 20×20, quatro cores têm opções de cores plenas e um kit com mix de estampas.

Color System – Solução composta por cores atuais divididas em uma cartela Neutra e uma cartela Trendy, nos formatos 7×24, 20×20, 15×60 e 30×60 para paredes e 60×60 para pisos. Um arsenal de cores, formatos e texturas que podem se transformar em multisoluções para todos os projetos. O Color System engloba as linhas Liverpool, uma proposta de metrô wall que cria uma atmosfera com certo ar retrô, Seventies, que faz uma releitura das formas vintage dos anos 1970 em azulejaria 20×20, e Coloríssima, com cores em superfície brilhante nos formatos 15×60 e 30×60, além de peças em vidro estampado, para paredes. Por fim, temos a Linha Azul, interpretação de prints gráficos e florais sobre o formato retrô 20×20. Para paredes internas que pedem uma versão chic da tradição dos azulejos artesanais. O azul e branco em tons contemporâneos propõem misturas de estampas em cerâmica e vidro, além de superfícies monocromáticas.

pbl_amb_concretissyma_matiz_oliva_60x60_25845-grande

Em contraponto a cor, a Linha White Lab, puro design sobre o branco em um trabalho de azulejaria no formato 20×20. A White Lab transita por composições com o branco básico até propostas mais ousadas com outros materiais e cores. Os desenhos em lustre com leve brilho sobre base mate deixam a proposta ainda mais versátil.

Em pastilhas, a Portobello traz a Gioelli (pastilhas de porcelana em cores inspiradas em pedras semi preciosas com efeito furta cor), a Star (mini círculos ou mini quadrados de metal reproduzindo ouro, cobre, ónix e prata), a Stone Extra Fino (Basaltinas e Limestones em espessura reduzida no formato de pastilhas, ideal para aplicação decorativa em nichos, mobiliário e paredes e espessura compatível com Extra Fino).

Destaque ainda para duas inovações no mercado cerâmico: a Pietra e Mattone, peças unidas por pontos de cola para uso em fachadas; e a Oriente. Esta última linha é um re-design da arte da tapeçaria do Irã, Pérsia e Turquia. As referências foram transformadas em um patchwork contemporâneo multiformato e em uma trama neutra em 60×120 para design de interiores, sejam superfícies horizontais ou verticais.

pbl_amb_ecollection_teca_intensa_20x120_marmi_classico_bianco_paonazzetto_60x120_pol_26461-grande

SOBRE A PORTOBELLO – Empresa de capital aberto integrante do Novo Mercado da Bovespa, a Portobello é hoje uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina, com faturamento anual superior a R$ 700 milhões. Sua produção de 29 milhões de metros quadrados atende países dos cinco continentes e também o mercado interno, por meio de revendas multimarcas e da Portobello Shop. São 10 fábricas nas quais trabalham mais de dois mil colaboradores, responsáveis pelo design e inovação de itens que lançaram tendência na arquitetura e decoração no Brasil.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...