1º Prêmio Nacional Aspacer de Design

vendedores Via seca

Via Seca
1º Lugar – Cerâmica Formigres (Miguel Felippe Capobianco)
2º Lugar – Cerâmica Incenor (Camila Lamberti)

Em 2010, quando ainda pouco se falava em design na indústria cerâmica de revestimentos, o empresário João Oscar Bergstron Neto, então na condição de Presidente da ASPACER, lançou o Prêmio ASPACER de Design em parceria com o Centro Cerâmico do Brasil. Desde a sua criação, o principal objetivo desta premiação foi valorizar os profissionais de desenvolvimento das indústrias de revestimentos cerâmicos, bem como incentivar a inovação e desenvolvimento tecnológico dos produtos.

Os participantes são, necessariamente, os funcionários responsáveis pelos setores de criação e desenvolvimento de produtos de indústrias cerâmicas e fornecedores. Já o corpo de jurados é sempre composto por profissionais renomados de diversas área, os quais são orientados a fazer sua seleção com base nos critérios: originalidade, impacto visual, apresentação e acabamento, criatividade, memorial descritivo, tendência e inovação, além de potencial comercial e industrial.

Desde então, a premiação vem evoluindo a cada edição, seja em termos de organização, participação e, principalmente resultados.

Devido à grande adesão e à qualidade diferenciada dos produtos apresentados, em 2013 a Aspacer e o CCB decidiram ampliar a abrangência do prêmio e instituíram o 1º Prêmio Nacional Aspacer de Design – no qual, obviamente, empresas de todo país podem participar.

Os resultados não poderiam ser melhores, confira: 

vendedores porcelanatos

Porcelanato
1º Lugar – Portobello Shop (Gabriele Berleze)
2º Lugar – Cerâmica Villagres (Nathalia Maule Brigido)

Em 2013, o júri foi composto por Anselmo Ortega Boschi, da Universidade Federal de São Carlos; Claudia Regina Ribeiro, da Atendtud/Casa Show; Cristiane Teixeira, da Revista Minha Casa – Editora Abril; Paulo Sérgio Gonçalves, do SENAI; Fábio Melchiades, da Universidade Federal de São Carlos; Flávia Meller Amanti Moura, da C&C – Casa & Construção; João Rieth, arquiteto e designer; Maria Beatriz Ardinghi, professora da Unimep e ESAMC Campinas e Ruth Firgerhut, da Newone Bureau de Ideias.

E entre as empresas participantes desta 1° edição Nacional do Prêmio Aspacer de Design estavam:

Glazetech Ind. E Com. De Produtos Cerâmicos Ltda; Terrar Ind. E Com. Ltda.; Endeka Ceramics; Porcelanatus; Industria Cerâmica Fragnani Ltda.; Cerâmica Buschinelli ltda -lineart; Cerâmica de Vela de Ignição NGK do Brasil Ltda; Tecnogres Revestimentos Cerâmicos Ltda; Incepa Revestimento Cerâmicos Ltda; Delta Indústria Cerâmica S.A.; Cerâmica Batistella; Cerâmica Buschinelli LTDA – VILLAGRES; Lef Pisos e revestimentos Ltda.; Portobello S.A; Biancogrês Ceramica S/A; Ceramica Lanzi; Lef Pisos e revestimentos Ltda – Via Rosa; Incenor Industria Cerâmica do Nordeste Ltda.; Cerâmica Cristofoletti Ltda.; Cedasa Industria e Comércio de Pisos Ltda.; Incopisos Indústria e Comercio de Pisos Ltda.; Embramaco Empresa Brasileira de Materiais de construção Ltda.; Ceramica Almeida Ltda; Cerâmica Formigrês LTDA; Ceramica Carmelo Fior Ltda.

vencedores Complementos

Pastilhas e Peças Especiais
1º Lugar – Cerâmica Incefra (Camila Lamberti)
2º Lugar – Cerâmica NGK (Rodnei Carrião Portella)

Fiel ao seu espírito desde sua criação, o principal objetivo do prêmio vem sendo descobrir e estimular os novos talentos da área de criação das indústrias cerâmicas e incentivar a inovação de produtos, valorizando o trabalho desenvolvido por esses profissionais.

As categorias são Fabricantes de via seca; porcelanato e atomizados; pastilhas e peças especiais; e Fornecedores (todos os fornecedores da indústria cerâmica que tenham uma área de criação e desenvolvimento de produtos como: colorifícios, fornecedores de telas serigráficas e/ou rolos encavográficos, estúdios de Design).

vencedores fornecedores

Fornecedor
1º Lugar – Esmaltec (Renata Rigato Betume)
2º Lugar – Glazetech (Karina Joaquim)

 

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...