Mesa Redonda na Aspacer: CERSAIE 2014

 

Captura de Tela 2014-10-20 às 22.47.42

 

 

No dia 16 de outubro, na sede da Aspacer, foi realizada uma “mesa redonda” com profissionais das áreas de criação e design das cerâmicas da região para falar sobre as principais impressões da Cersaie, feira que acontece anualmente na cidade de Bologna, na Itália, e esse ano ocorreu no período de 22 a 26 de setembro.

Foi unânime a opinião dos profissionais: a CERSAIE 2014 mais uma vez apresentou muitas novidades e, sem dúvida, foi fonte de inspiração.

Vivien Totis, arquiteta e integrante do Comitê Brasileiro de Cores, apresentou as inspirações de cores da Feira este ano, com predomínio de tons quentes, metálicos, mas sempre com espaço para as cores claras, como o branco e bege. “Nesse contexto, tudo é avaliado e levado em conta: filmes, moda, objetos etc”.


Logo em seguida, algumas tendências dos anos anteriores, como a personalização e a modularidade, foram confirmadas por Camila Lamberti, designer de produtos da Cerâmica Incefra. Formatos especiais; madeira dando lugar ao cimento, mas ainda presente em diferentes tamanhos e tons, e produtos com muito brilho, surpreenderam a designer. Além disso, outro detalhe chamou à atenção: “a preocupação ecológica já se tornou um comportamento incorporado, quase que uma obrigação, por isso, diferente do ano passado, as marcas não divulgaram essa questão com tanta ênfase”.


Na oportunidade, Ricardo Koch – gerente comercial da empresa System, especializada em equipamentos, apresentou dois vídeos, mostrando a nova tecnologia das máquinas de impressão digital.

 

Imagem de Amostra do You Tube

 

 

Para Celso Joaquim, diretor industrial da cerâmica Villagres, a avaliação do evento foi positiva, considerando a evolução significativa da impressão digital, com a segmentação de pedras e madeiras, porém cedendo amplo espaço aos mármores e ao cimento. “Os formatos nunca foram tão grandes, assim como as formas geométricas, principalmente as hexagonais. “A evolução tecnológica também pôde ser sentida nos acabamentos”.

“Se antes a tecnologia tradicional apostava no alto relevo, sem muita possibilidade de movimento, agora é possível variar muito mais os desenhos e os relevos, proporcionando resultados surpreendentes”, destacou Camila.

Para Juliana Battistini – designer da Esmalglass, a Cersaie foi importante, pois apresentou um grande avanço com relação a novas tecnologias e novas técnicas que vêm, em um processo contínuo, transformando os produtos planos. “As máquinas, sem dúvida, agregam valor ao produto. A riqueza de detalhes está cada vez mais refinada”.

 

Imagem de Amostra do You Tube

 

 

Durante o encontro, foram discutidos assuntos como barreiras comerciais e que o Brasil, especialmente a região do Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, necessita avançar e promover o mercado com novidades, o que ainda caminha à passos lentos, segundo alguns participantes do encontro.

A Aspacer, sempre com objetivo de fomentar o setor de design, considerou a “mesa redonda” uma oportunidade de agregar novas experiências, novos conhecimentos e novos caminhos em prol do crescimento do setor cerâmico. “Sem dúvida, nossa expectativa com encontros como esse é promover mais conhecimento, sempre pensando na evolução do segmento, contando com profissionais qualificados e em constante busca de novos conhecimentos”, destacou Maria Fernanda Rodrigues dos Santos, da Aspacer, responsável pela organização do encontro.

 

Captura de Tela 2014-10-20 às 23.12.01

 

 

Participaram da “mesa redonda” representantes das empresas e instituições: UFSCar, Centro de Revestimentos Cerâmicos, Torrecid do Brasil, Ferro Enamel do Brasil, System Brasil, Kerajet, Vidrados BS, Esmalglass e as cerâmicas: Villagres, Alfagres, Cristofoletti, Cedasa, Colorobbia, Centro Cerâmico do Brasil, Cecafi, Almeida e Incefra.

Texto: Thaís Fiório – Aspacer

 

 

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...