Revestir 2015: nosso mercado cada vez mais profissional (parte 2)

  • Elizabeth
  • Porcelanosa
  • Marazzi
  • Casa Vogue
  • Pointer
  • SONY DSC
    SONY DSC
  • SONY DSC
    SONY DSC
  • SONY DSC
    SONY DSC
  • SONY DSC
    SONY DSC
  • SONY DSC
    SONY DSC

Revestimentos cerâmicos: as estrelas do evento

SONY DSC

Elizabeth

 

Depois de nossa impressão geral sobre a Revestir 2015, falemos agora das estrelas principais da feira, os produtos. Ficou bastante evidente que, para fazer frente às incertezas do mercado, todas as empresas do setor estão fazendo a aposta certa de investir em seus produtos através de novos conceitos, novas técnicas, novas idéias e até mesmo reinventando sua própria imagem, a maneira como são percebidas, através de reposicionamentos de marketing.

 

Um exemplo neste sentido é a Embramaco, que além de lançar o porcelanato esmaltado polido, também mostrou para um mercado uma nova face, reposicionando sua marca, apresentando-se para novos consumidores e preparando-se para um mercado cada vez mais competitivo e interativo em que o consumidor sabe o que quer e está consciente da qualidade do que lhe é oferecido.

 

A Pointer também se apresentou para o mercado com toda sua experiência do grupo Portobello. E chegou com tudo, oferecendo design de qualidade para a população de menor poder aquisitivo através de um produto simples, mas diferenciado.

 

SONY DSC

Pointer

Outras empresas tradicionais do mercado, como Incefra, Elizabeth e Pamesa, não ficaram atrás e também deram um show de requinte e sofisticação por meio de formatos diferenciados, produtos com acabamentos impecáveis e conceitos para fachadas e áreas externas – bem como mais aconchego e naturalidade para os ambientes internos.

 

Não podemos deixar de citar a parceria da Portobello com a Casa Vogue para desenvolver uma linha comemorativa dos 40 anos desta publicação. De alta qualidade, os motivos gráficos e o formato sextavado da coleção permitem infinitas composições, com a possibilidade de serem utilizados em todas as áreas da casa, do banheiro ao living.

 

SONY DSC

Casa Vogue

Sinal de maturidade de nosso mercado que não pode passar despercebido é que tivemos ainda na Revestir 2015 a presença maciça de grandes empresas internacionais, como a Porcelanosa, Impronta, Marazzi e outras… Evidência de que elas estão se recuperando cada vez mais das crises de lá e que as crises de cá não assustam.

 

Falando especificamente dos revestimentos cerâmicos, os produtos brilhantes ainda estão com muito destaque em nosso mercado, mas seu design já se diferencia dos anos anteriores, pois está mais autoral, com formas mais originais e criativas. As reproduções em revestimento cerâmico de mármores, madeiras e cimentícios continuam com um grande destaque nas cerâmicas nacionais e internaciomais, tanto com acabamentos brilhantes, polidos ou acetinados – o que sugere que esta será uma tendência duradoura.

SONY DSC

Marazzi

 

Por outro lado, alguns formatos diferenciados vieram para inovar e se diferenciar do que já tinhamos no mercado nacional, como os hexagonais, sextavados, losangos e outras formas geométricas. Esses novos produtos estão sendo comercializados como peças especiais – ou como metro quadrado – tornando os projetos cada vez mais exclusivos.

 

Acompanhando os mercados internacionais, como a CERSAIE do ano passado, os formatos grandes e com muito brilho foram privilegiados. Outra tendência verificada que acompanha os mercados externo é o uso das impressoras digitais para aplicação de produtos diferenciados como o ouro, afundantes, protetivas, etc. Ou seja, qual é o recado? A tecnologia HD já não é um diferencial. Design e aplicações que ofereçam mais qualidade e personalização são muito bem-vindos.

 

E é muito saudável perceber que as empresas da região de Santa Gertrudes estão acompanhando estas evoluções técnicas e oferecendo produtos de alto padrão, como os porcelanatos polidos. Isso é realmente promissor.

 

SONY DSC

Via Rosa

Confira no último post desta série sobre a REVESTIR nossa percepção dos outros setores presentes na feira.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...