Revestimentos cerâmicos vêm com força em 2015

Porcelanato Chicago Deco

Os revestimentos cerâmicos estão mudando e ganhando muito mais espaço principalmente devido à maior qualidade da reprodução das imagens, o que permite reproduzir pedras naturais (que são caras e de manutenção trabalhosa), as madeiras (que tem poucas opções e são bastante custosas), assoalhos (de fácil aplicação, mas restritos na manutenção e uso).. Ou seja, com os revestimentos cerâmicos temos todas essas opções mas ainda podemos contar com uma ótima durabilidade, fácil aplicação, fácil manutenção e poucas restrições ao uso (na verdade apenas áreas molhadas merecem cuidados).

As vantagens de se utilizar a cerâmica como revestimento incluem aspectos como qualidade, conforto, higiene, custo/benefício e facilidade de aplicação. Além deles, podemos citar também a alta resistência; a durabilidade; a beleza e diversidade (há milhares de opções e estilos disponíveis); suas propriedades antibacterianas; os preços para todos os bolsos; a versatilidade (pode ser utilizado em qualquer ambiente); a fácil limpeza; a alta compatibilidade (opções que combinam com tudo); sua característica de não propagar chamas; a ampla rede de fabricantes brasileiros com padrões internacionais de qualidade; e ainda sua disponibilidade (presente em mais de 60 mil pontos de venda).

Porcelanato Muira Bianco

Em razão de suas características o azulejo torna as residências mais frescas e reduz os custos de conservação e manutenção, já que é refratário à ação do sol e impede a corrosão das paredes pela umidade. Assim, os revestimentos cerâmicos são a solução ideal para fazer frente a este calor que está predominando no Brasil nos últimos tempos. Some-se a isso a atual conjuntura econômica, em que o público consumidor é o mais diversificado possível. Desta forma, temos muitas opções de revestimentos cerâmicos para todas as classes sociais, como produtos sofisticados, únicos, com acabamentos impecáveis, retificados com a mesma aparência de pedras raras; bem como alternativas mais econômicas, com muita criatividade, praticidade, qualidade decorativa e que ainda atendem a todas as necessidades básicas e normas através de um mix de texturas e cores que sofisticam os diversos estilos de ambientes.

A placa cerâmica pode ser utilizada para os revestimentos de pisos, paredes, na forma de azulejos, ladrilhos e pastilhas, tanto em ambientes residenciais, públicos e comerciais como em industriais. O desempenho técnico do revestimento cerâmico explica suas vantagens de uso principalmente a proteção contra infiltrações externas. Assim, é bem fácil aplicar, mas isso não quer dizer que não exija alguns cuidados. Para garantir a qualidade do serviço e a durabilidade do revestimento, antes de realizar o assentamento é importante seguir algumas dicas:

Porcelanato Português

– Verificar nas etiquetas das embalagens se o código, tonalidade e bitola são os mesmo em todas as caixas;

– Conferir se o produto está isento de quebras ou lascas ocasionadas pelo transporte;

– A cada embalagem aberta, verificar se existem peças com algum tipo de defeito, como quebras e lascas. Se houver, separe-as para os recortes;

– Misture peças de diferentes caixas, para conferir melhor harmonia em relação a tonalidade e design. Algumas referências apresentam intencionalmente diferenças de tons entre as peças, esta variação é um elemento estético que confere ao produto maior valor artístico;

– No que se refere a defeito visual, se existir, deve ser comunicado antes do assentamento. O assentamento significa a aceitação do produto;

– Nos casos em que o revestimento cerâmico for especificado para diversos tipos de ambientes, recomenda-se iniciar o assentamento pelo ambiente interno central em direção ao mais externo, ou seja, iniciar na suíte em direção a entrada da residência.

– O consumidor e/ou assentador devem ler atentamente as instruções das embalagens dos revestimentos cerâmicos e das argamaças que serão utilizadas no local indicado.

Mas vamos às novidades. Em 2015 temos alguns lançamentos importantes em revestimentos cerâmicos como os produzidos com tecnologia de impressão digital que são ótimos para áreas internas, externas, residêncial ou comercial devido a sua similaridade com os produtos naturais como as pedras, madeiras e mármores.

07125_amb01_hd_50810_final010000

A Incefra desenvolveu uma coleção direcionada ao formato 50 x 50 cm, indicada para diferentes ambientes e com acabamento que privilegia o aspecto mais natural. O novo formato complementa a Linha Incefra High Definition, usadas para todos os ambientes, incluindo os residencias e as salas de escritórios e comerciais.

Outro destaque são as novas texturas como a floral e a pedra, os mármores de origem chinesa, italiana, iraniana e até do continente africano, têm cores que transitam pelo bege, marrom, azul, branco ônix, cinza e cores quentes como o mate e o dourado, que aliam sofisticação e versatilidade.

Além deles, temos também os revestimentos brilhantes, grandes aposta da maior feira do setor na Europa (CERSAIE, Bologna – Itália, 2014) e da Expo Revestir (São Paulo – Brasil, 2015). Por sinal, os mercados estrangeiros, se recuperando da crise, estão atentos ao Brasil e apostando em produtos como os acetinados e formatos diferenciados (hexagonais).

05884_amb06_hd-50390A_hd-50390B_prop020000

Pois é, o que não faltam são opções. Portanto, quando precisar escolher um revestimento cerâmico, consulte um especialista para ter a certeza de que encontrará o produto mais adequado para cada ambiente – e com a melhor relação custo/benefício.

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...