O que esperar da Expo Revestir 2016?

Incenor 2016

Tendências em revestimentos cerâmicos e o valor do Design

Estou muito otimista e curiosa para descobrir as novidades da Expo Revestir 2016. Sim, porque o bom Design nasce da criatividade que supera obstáculos e restrições… e sabemos que vivemos um período complicado, não é? Mas pra que desanimar?

Quais serão as apostas deste ano? Novas tecnologias? Brilhos, relevos, formatos diferenciados como na CERSAIE do ano passado? Exploração de novos nichos de mercado? Produtos para exportação, aproveitando a baixa demanda interna e o dólar alto?

Olha, gosto de surpresas e 2016 já começou bem quando a Pantone anunciou a cor do ano. Mas desta vez não era UMA cor, mas DUAS cores: Rose Quartz (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919). Bom, você deve estar se perguntando “mas o que isso tem a ver com revestimentos cerâmicos?” Repare como as cores influenciam em ambientes e objetos na arquitetura e design interior. Com isso, pode apostar, teremos muito rosa e azul combinados neste ano. Promessa de leveza e bons ventos!

PANTONE-Color-of-the-Year-2016-v1-3840x2160

Note também que a riqueza em cores e texturas, bem como a variedade em desenhos, inspira arquitetos e designers a decorar e personalizar ambientes residenciais ou comerciais com muito mais liberdade criativa. E, por isso, os revestimentos cerâmicos no Brasil e na Europa estão cada vez mais versáteis e dinâmicos em suas aplicações e utilização.

Na CERSAIE 2015 foi possível identificar esta liberdade criativa nos formatos diferenciados de empresas como Porcelanosa, Fiandre, Coem, Venus, Kutahya e DSG Ceramiche. Também combinações de brilho, mate, relevos, etc. numa mesma aplicação que proporcionava um efeito muito interessante em revestimentos da Impronta, Casagrande Padana e Caesar, entre outros. Outro show de criatividade foi apresentado pela Vives com reproduções de compensados e ambientes que incorporavam as cores de sinalizações de trânsito.

É por isso que tenho certeza que na Expo Revestir 2016 haverá ainda mais destaque para os formatos diferenciados, através de soluções que oferecerão novas possibilidades a arquitetos e designers. Também aposto que os fabricantes trarão opções nunca vistas pelo mercado brasileiro em efeitos de afundante, mate e protetivas aplicados por meio de impressão digital.

RV58370 tecnogres

Mas o grande destaque deste ano será o acabamento brilhante. Ele estará em tudo – e com tudo! Os revestimentos cerâmicos irão brilhar em diversas opções de tamanho, cores, desenhos e técnicas. E com resultados belíssimos. Pode me cobrar!

Com a dificuldade pela qual o mercado brasileiro está passando neste momento será muito interessante ver como os fabricantes de revestimentos cerâmicos deverão tirar proveito das possibilidades técnicas para oferecer produtos mais atrativos, econômicos e acessíveis ao consumidor… Tudo sem abrir mão dos diferenciais de qualidade que já foram conquistados a duras penas.

Se o mercado europeu começa a sinalizar que o pior da crise de lá já passou, ele também deixa um claro recado de que a aposta na diferenciação pela criatividade dá resultados. Ou seja, apesar do momento político-econômico que agora afeta o Brasil (e sua consequente escassez de recursos), esta é a oportunidade para apostar em Design e oferecer produtos bonitos, criativos e com qualidade.

Agora acompanhe a cobertura que fizemos durante a Cersaie 2015:

Imagem de Amostra do You Tube

Camila Lamberti

Designer e Gerente de produtos, Camila Lamberti atua em uma empresa de grande porte do setor cerâmico nos estados de São Paulo e Bahia e tem como foco a pesquisa de tendências e conceitos que conquistem os consumidores. Com isso, Camila está sempre um passo a frente em relação às novidades do mercado de produtos para arquitetura, decoração, design e acabamentos.

Você pode gostar...